Orzil News
Brasília, April 25, 2024 8:20 PM

Banco Central, Sudene e Agência Nacional de Águas aderem ao TransformaGov

Publicado em: 14/09/2020 11:09 | Atualizado em: 14/09/2020 11:09
Com as novas adesões, 26 órgãos passam a integrar a iniciativa do Ministério da Economia para modernizar a gestão pública
O Banco Central do Brasil (Bacen), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Agência Nacional de Águas (ANA) aderiram ao O Programa de Apoio à Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), que já conta com a participação de 26 órgãos e entidades. Coordenada pelo Ministério da Economia (ME), com o apoio da Presidência da República, a iniciativa visa modernizar a administração pública por meio da implementação de medidas de eficiência, com a missão de reduzir a burocracia e os custos dos serviços prestados à população.

“Esta é uma oportunidade rara e um movimento para o qual não encontramos muitos paralelos no passado recente da administração pública federal”, afirmou o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Gleisson Rubin. “Sempre estivemos em busca de boas práticas: órgãos com experiências exitosas replicando práticas bem-sucedidas e que poderiam ser ampliadas para realidades de outras instituições. Mas neste momento, o que estamos fazendo é um movimento coordenado de tentar levar toda a administração pública, ao mesmo tempo, para o mesmo objetivo de busca da eficiência.”

No Banco Central, uma das ações previstas é a continuidade do uso compartilhado de imóveis entre órgãos. Desde 2018, o órgão avançou na ampliação do compartilhamento de prédios próprios com outras instituições públicas, em diversas localidades do país. Estima-se que, até o momento, R$ 18 milhões foram economizados com a redução de gastos com aluguel e outras despesas administrativas. “O uso racional de recursos atende ao propósito de permitir que o orçamento das instituições seja direcionado para o papel social que cada uma tem que cumprir”, destacou Rubin.

Em agosto deste ano, o ME publicou a Portaria Conjunta nº 38, que tem como objetivo racionalizar o uso dos imóveis e reduzir gastos com aluguel. Com a iniciativa, o governo estima uma economia de cerca de R$ 1,3 bilhão nos próximos três anos.

Já a adesão da Agência Nacional da Águas ao programa prevê a revisão do planejamento estratégico institucional, da cadeia de valor e do regimento interno da instituição, de acordo com o novo Marco Legal do Saneamento Básico. Com o novo Marco, sancionado em julho deste ano, a ANA passou a ser a reguladora do setor. Com isso, o TransformaGov visa contribuir para o processo de ajuste dos instrumentos de governança e de gestão estratégica da ANA às competências recentemente a ela atribuídas.

A Sudene, primeiro órgão federal na região Nordeste a aderir ao programa, até 2021 vai desenvolver mais de 20 ações para a melhoria da eficiência da gestão. A passagem da gestão da folha de inativos para a diretoria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG), que centraliza essa atividade, é uma das ações que serão implementadas pelo órgão. O intuito é racionalizar processos operacionais para sobrar recursos e força de trabalho para as ações finalísticas do órgão. Outra medida será a adoção de soluções para redução de despesas com aluguéis a partir da definição de uma estratégia de ocupação predial, em parceria com a Secretaria de Gestão (Seges) e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

TransformaGov

Instituído pelo Decreto 10.382/2020, o TransformaGov propõe medidas de eficiência, de forma sistêmica, a partir de quatro pilares: governança e gestão estratégica; gestão de pessoal; processos internos, e estruturas organizacionais. A partir da assinatura do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) são pactuadas ações de curto e médio prazo para o desenvolvimento de novas soluções de aprimoramento da gestão, com apoio do ME.

A entrega pode ser desde a readequação da estrutura organizacional de um órgão até o redesenho e digitalização de determinado processo de trabalho. Para isso, além do acompanhamento, o programa oferece aos órgãos soluções digitais desenvolvidas pelo Ministério da Economia.

PRT Presencial

 

Atenta ao cenário global de medidas de prevenção contra a COVID19, a Orzil elaborou o presente Plano de Retorno aos Treinamentos Presenciais – PRT, com muito cuidado, responsabilidade e segurança, baseando-se nas orientações das instituições oficiais de saúde e em práticas das empresas privadas nacionais e internacionais.

A retomada dos cursos presenciais da Orzil está prevista para dezembro de 2020 e as medidas do Plano deverão ser observadas com atenção para a segurança dos alunos, dos professores e da equipe Orzil.

  1. Quantidade Participantes

O distanciamento entre os participantes será praticado com a redução do número de alunos previsto por evento em aproximadamente 50% da capacidade do Auditório Executivo, conforme demonstrado no layout .

Assim, o quantitativo de alunos por curso será de no máximo 13 participantes.

Devido à redução números de alunos, as inscrições não serão pré-reservadas. A confirmação efetiva de participação se dará mediante envio do comprovante firme (nota de empenho, autorização de fornecimento, depósito bancário etc).

  1. Auditório

Nosso Auditório Executivo foi escolhido e projetado para as atividades do PRT. Três áreas de ventilação natural estarão abertas para melhor circulação do ar.

A higienização no local será intensificada e em cada mesa haverá dois tipos de álcool 70% (gel e líquido), bem como máscaras de proteção extra para troca da já utilizada pelo participante.

O aluno deverá usar máscara durante toda a realização do treinamento.

  1. Prevenção

A higienização pessoal será realizada a cada início das aulas e no intervalo do almoço. Além do álcool e da máscara, será disponibilizada  Sapatilha Pró Pé para utilização no ambiente de treinamento.

Tapetes Sanitizante Higienizadores estarão disponíveis em cada entrada das salas da Orzil.

A temperatura dos participantes será diariamente aferida.

  1. Alimentação

Alimentação diferenciada promovida pela Orzil será mantida: dois “coffee breaks” por dia à base de produtos naturais e almoço executivo todos os dias.

A alimentação do “coffee break” será na sala OrzilCoffee e será oferecida em kits descartáveis para consumo individual.

Aluno Orzil terá a opção de almoçar no Restaurante Executivo parceiro da Orzil ou de realizar seu pedido Delivery, em embalagem individual, para consumo em nossa Sala.

  1. Material de Apoio

Nossas apostilas, certificados, formulário de pesquisa de satisfação e materiais complementares serão disponibilizadas conforme padrão Orzil, ou seja, na forma digital e cada aluno terá computador individual para acompanhamento do treinamento.

O Kit Orzil e nossa garrafinha também seguirá o padrão de higienização para utilização imediata dos alunos.

  1. Estacionamento

Para maior agilidade e segurança, manteremos disponível Estacionamento Privativo com área coberta e arejada a todos os alunos Orzil.

  1. Cursos Programados 

– Captação de Recursos de Convênios, 1 e 2 de dezembro de 2020 (16h)
– Projetos e Plano de Trabalho de Convênios – Elaboração e Análise, 3 e 4 de dezembro de 2020 (16h)
– Plataforma +BRASIL Ciclo Completo (celebração, execução, fiscalização e prestação de contas), 7 a 11 de dezembro de 2020 (40h)
– Emendas Parlamentares e o novo Módulo das Transferências Especiais – PI nº 252/2020, 14 e 15 de dezembro de 2020 (16h)
– Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 16 a 18 de dezembro de 2020 (24h)
– Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CT&I, 21 a 23 de dezembro de 2020 (20h)

  1. Informações Finais

As medidas adotadas pelo Grupo Orzil visam maior proteção e comodidade de nossos alunos, professores e colaboradores para que possamos dar continuidade às capacitações com objetivo comum de todos nós: contribuir para o crescimento profissional dos alunos, melhor desempenho das organizações e para o desenvolvimento sócio-econômico do País.