Orzil News
Brasília, March 29, 2024 11:43 AM

BC lança 3ª edição da Cartilha de Informações Financeiras para Migrantes e Refugiados

Publicado em: 01/12/2020 14:12

O objetivo da cartilha é contribuir para que esse público tenha acesso a informações sobre produtos e serviços financeiros e bancários.

​No dia 26 de novembro, a partir das 10h, acontece o evento de lançamento da 3ª edição da cartilha de informações financeiras para migrantes e refugiados. O evento é realizado pelo Banco Central em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O encontro será realizado no âmbito da 7ª Semana de Educação Financeira e contará com a participação do Diretor Maurício Moura na mesa de abertura.

Durante o evento, que será realizado de maneira 100% virtual e transmitido pelo canal no YouTube da OIM, serão apresentadas as novidades da 3ª versão da cartilha. Além disso, será realizado o painel “Inclusão Financeira de refugiados e migrantes: oportunidades para o público vulnerável”, com participação da Federação Brasileira de Bancos – Febraban e da International Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial.

O objetivo da cartilha é contribuir para que migrantes e refugiados tenham acesso a informações sobre produtos e serviços financeiros e bancários. Dessa forma, a expectativa é ampliar a inclusão financeira dessa parcela vulnerável da população. A nova edição da cartilha será disponibilizada em português, inglês e espanhol na página Cidadania Financeira no site do BC. Posteriormente, também serão disponibilizadas versões em francês e árabe.

Para Marcos Brandão, do Deati, o trabalho em conjunto do BC com as instituições parceiras é essencial no trabalho de formulação e distribuição da Cartilha. “Na confecção do documento, baseamo-nos essencialmente na experiência desses parceiros para definir os temas mais importantes para o público-alvo e na definição da linguagem. O papel delas também é essencial para a difusão do conteúdo do documento, pois são as entidades que atuam diretamente com o público-alvo”, explica.

O documento foi atualizado com as novas regras sobre abertura de contas e informações sobre meios de pagamento, com destaque para o Pix. Além disso, inclui informações sobre tarifas de recebimento e remessa de recursos para o exterior. A linguagem também foi adaptada de maneira a ser mais acessível ao público-alvo.

Fonte: Banco Central

?É Hoje às 19h: Live no Youtube da Orzil
https://www.youtube.com/channel/UC4wdTCKsSqybXuHZiOPtNsA