Orzil News
Brasília, March 29, 2024 10:06 AM

BC passa a divulgar Ata do Comitê de Estabilidade Financeira

Publicado em: 05/02/2021 21:02 | Atualizado em: 05/02/2021 21:02
Mudança se deve ao aprimoramento da comunicação do Comef, que também sofrerá alteração em suas competências.

A Diretoria Colegiada do Banco Central (BC) decidiu alterar o Regulamento do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) para aprimorar sua comunicação e competências. Entre as mudanças, está a reformulação da Ata do Comef como instrumento de comunicação do BC, e que será publicada em até cinco dias úteis após cada reunião. Nela, será divulgada a avaliação do Comitê sobre a estabilidade financeira, incluindo aspectos relativos à definição do Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil), à solidez e à eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN). A Ata do Comef se juntará ao Relatório de Estabilidade Financeira e ao Comunicado do Comef como instrumentos de comunicação do Comitê.
As mudanças no Regulamento se tornaram necessárias em virtude do protagonismo do Comef nas ações do BC durante a pandemia de Covid-19. Nesse período, as reuniões do Comitê têm sido essenciais para conferir agilidade para o Banco Central lidar com os efeitos da crise no sistema financeiro.
Entre as competências do Comef, foi incluída a avaliação da eficiência do SFN. Essa alteração decorre do fato de a eficiência do SFN afetar a estabilidade financeira. Além disso, a avaliação da eficiência do SFN realizada pelo Comitê ampliará o panorama sobre o assunto, melhorando a informação sobre suas ações.
Comef
O Comitê de Estabilidade Financeira é o órgão colegiado do BC que estabelece diretrizes para a manutenção da estabilidade financeira e a prevenção da materialização do risco sistêmico – ou seja, o risco de ocorrência de interrupção de serviços financeiros essenciais às famílias e às empresas, que prejudique significativamente a economia brasileira.
Saiba mais sobre o Comef aqui.
Clique aqui para ler a Resolução BCB nº 68.