Orzil News
Brasília, April 19, 2024 12:28 AM

Brasil e Estados Unidos buscam parceria na área de inteligência geoespacial

  • #ministerio-da-defesa
Publicado em: 11/07/2019 15:07 | Atualizado em: 11/07/2019 16:07

Reforçar a cooperação para combate ao tráfico de drogas na Amazônia. Esse foi o principal tema debatido durante encontro com adidos militares dos Estados Unidos no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), na terça-feira (09), em Brasília.

A comitiva, liderada pelo adido de defesa Coronel Lorenzo Harrise os adidos da Guarda Costeira Capitão de Mar e Guerra Pedro Jimenez e Capitão de Mar e Guerra Flip Capistrano, conheceu projetos desenvolvidos pelo Censipam para proteção e vigilância da Amazônia.

Comitiva conhece projetos desenvolvidos pelo Censipam para proteção e vigilância da Amazônia
Comitiva conhece projetos desenvolvidos pelo Censipam para proteção e vigilância da Amazônia

O diretor-geral do Censipam, Major-Brigadeiro José Hugo Volkmer, afirmou que o Censipam busca a capitação de seus servidores para aperfeiçoar ações na área de geointeligência espacial, com uso de imagens de satélite para monitoramento da Amazônia. A intenção é que servidores do Censipam realizem cursos oferecidos pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA) dos EUA.

“Precisamos capacitar o nosso pessoal o quanto antes. A partir dessa habilitação inicial, podemos replicar o conhecimento e desenvolver ações mais eficazes de combate, principalmente, ao plantio de substâncias ilícitas na Amazônia”, afirmou o diretor-geral do Censipam.

O coordenador de Inteligência do Censipam, Raimundo Camargos, destacou que a parceria pode se dar dentro do Acordo Básico de Cooperação e Intercâmbio (BECA) entre o Ministério da Defesa e a NGA. O Censipam iniciou pesquisas para desenvolver uma metodologia de detecção automática de plantações de coca e maconha com uso de imagens de radar de abertura sintética (SAR).

“Estamos no caminho certo para reforçar ainda mais os laços entre os nossos países. Já fizemos bastante, mas ainda temos muito o que cooperar”, afirmou o adido de defesa norte-americano.

Por Willian Cavalcanti

Fotos: Ronaldy Rodrigues

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

[show_course id=”832,815″]