Orzil News
Brasília, March 28, 2024 4:52 PM

Brasil inicia construção do 5º Plano de Ação Nacional de Governo Aberto

Publicado em: 07/01/2021 18:01 | Atualizado em: 07/01/2021 18:01
Qualquer cidadão pode contribuir com a definição dos temas priorizados pela sociedade civil até o dia 5 de fevereiro de 2021

Brasil inicia construção do 5º Plano de Ação Nacional de Governo Aberto

Pelo menos cinco dos temas priorizados pela sociedade integrarão o 5º Plano de Ação Nacional

O Brasil inicia o processo de elaboração do 5° Plano de Ação Nacional no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP). O Plano é construído de forma conjunta pelo governo e pela sociedade civil. A primeira etapa do processo consiste na definição dos temas que serão debatidos por especialistas, em momento posterior, para construção dos compromissos. Qualquer cidadão pode contribuir com a definição dos temas priorizados pela sociedade civil até o dia 5 de fevereiro de 2021.

O objetivo dessa etapa é identificar questões que a sociedade gostaria de ver aprofundadas e discutidas por atores especializados da sociedade civil e do governo, com a finalidade de construírem, em conjunto, compromissos que farão parte do 5º Plano de Ação Nacional. Os temas sugeridos serão compilados e sistematizados, sendo posteriormente apresentados para priorização por meio de votação aberta. Pelo menos cinco dos temas priorizados pela sociedade integrarão o 5º Plano de Ação Nacional. Também irão fazer parte do Plano os temas priorizados Governo e os temas priorizados pelos Poderes Legislativo e Judiciário.

>> Instruções para participar:

  1. Faça seu cadastro na plataforma Participa + Brasil;
  2. Realize seu login;
  3. Acesse a consulta “5º Plano de Ação de Governo Aberto do Brasil – Definição de temas”;
  4. Envie sua contribuição; e
  5. Acompanhe a página do Governo Aberto para mais informações.

Governo Aberto

O Governo Aberto refere-se a uma nova visão da Administração Pública que promove projetos e ações voltados ao aumento da transparência, à luta contra a corrupção, ao incentivo à participação social e à inovação. Tem o objetivo de tornar os governos mais responsáveis por suas ações e preparados para atender às necessidades dos cidadãos.

A Parceria para o Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP) é uma iniciativa internacional que tem o objetivo incentivar globalmente práticas relacionadas à transparência dos governos, ao acesso à informação pública e à participação social.

Plano de Ação

As ações relativas à OGP são operacionalizadas por meio de um Plano de Ação criado por cada país de acordo com as áreas nas quais precisam desenvolver. Cada nação participante especifica quais são os seus compromissos e delimita as estratégias e atividades para concretizá-los. O Brasil está finalizando a execução do 4º Plano e iniciando a elaboração do 5º Plano Nacional.

A participação ampla de atores que representem a diversidade social do país potencializam o alcance das ações implementadas no que diz respeito às políticas de governo aberto. Por esse motivo, considera-se imprescindível que os diversos segmentos (sociedade, setor privado, academia) participem ativamente da construção do Plano.

CGU