Orzil News
Brasília, March 29, 2024 5:46 AM

Brasil para Brasileiros: MTur vai incentivar turismo cívico no país

Publicado em: 09/01/2021 10:01 | Atualizado em: 09/01/2021 10:01
Cooperação com a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) resultará em um acervo digital de símbolos e personalidades representativos da identidade nacional, que será exposto em centros de visitação por parceiros privados

08.01.20 PRAÇA TRÊS PODERES BRASÍLIA - ROBERTO CASTRO MTUR.jpg

Os estudos indicarão o material interativo que dará forma ao Projeto Brasil para Brasileiros. Crédito: Roberto Castro/MTur

Estimular o turismo cívico no país, a partir da valorização de símbolos nacionais e personalidades referências na constituição histórico-cultural do Brasil. Este é o objetivo de um Termo de Execução Descentralizada celebrado entre o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC), e a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), que prevê pesquisas voltadas à formação de um acervo digital contendo os principais traços característicos da identidade do país.

Os estudos indicarão o material interativo que dará forma ao Projeto Brasil para Brasileiros, podendo ser composto por imagens, áudios, vídeos, réplicas e outros formatos. A iniciativa busca ampliar a percepção quanto à importância dos símbolos nacionais (Bandeira, Brasão, Hino e Selo) e de nomes representativos do país em áreas como arte, ciência, política, esporte e cultura. O acervo será concedido a investidores privados para exposição em centros de visitação, devendo haver, inicialmente, pelo menos uma unidade em cada macrorregião brasileira.

O secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur, Lucas Fiuza, ressalta que o projeto pretende ampliar o sentimento de patriotismo e estimular o turismo doméstico. “Fortalecer o patriotismo é uma das bandeiras do governo Jair Bolsonaro, e o projeto busca despertar esse sentimento, com reflexos positivos na procura por atrativos que já retratam nossos símbolos e personalidades. O projeto vai jogar luz sobre a rica história do país, ainda desconhecida por muitos brasileiros, além de atrair investimentos privados e diversificar a oferta turística nacional”, frisa.

O trabalho da Universidade Federal de Juiz de Fora, que envolverá uma equipe multidisciplinar, inclui um levantamento de aspectos histórico-culturais acerca dos símbolos e personalidades passíveis de reconhecimento e transformação em atrativos turísticos nos centros de visitação. A cooperação prevê uma pesquisa entre profissionais de áreas como turismo, história, arquitetura e comunicação, além da equipe técnica da Coordenação-Geral de Aproveitamento Turístico de Ativos de Domínio Público do MTur, com vistas a se elencar 150 personalidades nacionais, sendo 30 de cada macrorregião do país.

A seleção das personalidades será precedida de reuniões virtuais com entidades regionais, levando em conta apontamentos de habitantes e especialistas. O TED resultará na definição das formas de apresentação do acervo, cujos direitos de propriedade intelectual caberão ao MTur, bem como no levantamento de custos de aquisição, confecção e exposição. As modalidades de exibição poderão englobar formatos como réplicas 3D, projeções, QR Code, telas sensíveis ao toque, simuladores e audiodescrição, considerando a acessibilidade para pessoas com deficiência.

PATRIMÔNIOS MUNDIAIS – O Projeto Brasil para Brasileiros é uma das ações voltadas à execução da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural do Brasil, instituída em 11 abril de 2019 pelo governo federal. O decreto integra uma série de medidas adotadas pelo MTur para melhorar o ambiente de negócios e potencializar a atração de investimentos. O projeto, fruto do TED junto à UFJF, se alinha ainda ao Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que definiu como uma das estratégias promover a valorização do patrimônio cultural e natural para visitação turística, além do aprimoramento da oferta turística do país.

TURISMO CÍVICO – A modalidade ocorre por meio de deslocamentos motivados pelo conhecimento de monumentos, fatos, observação ou participação em eventos cívicos, que representem o presente ou a memória política e histórica, com potencial de criar identidade entre a sociedade e o Estado e valorizar a história e a cultura. O turismo cívico promove a conscientização, o sentimento de pertencimento e o engajamento social, político ou cultural dos visitantes, promovendo bens materiais e imateriais.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo