Orzil News
Brasília, March 29, 2024 11:25 AM

Brasil registra a menor média móvel de óbitos por Covid-19 em quase quatro meses

Publicado em: 06/07/2021 14:07 | Atualizado em: 06/07/2021 14:07
Número registrado até o último domingo (4) é o menor desde 13 de março

Conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI) avança na vacinação dos brasileiros contra a Covid-19, o Brasil começa a registrar queda na média móvel de óbitos em quase quatro meses. Neste último domingo, a média de pessoas que perderam a vida para a doença estava em 1.610, a menor desde 13 de março, quando a média estava em 1.634 óbitos.

Os dados são da plataforma LocalizaSUS. O sistema do Ministério da Saúde reúne uma série de informações relacionadas ao coronavírus, como o número de casos, óbitos, vacinação, distribuição de medicamentos, habilitação de leitos, entre outras.

A curva da média móvel de óbitos leva em conta os dados notificados nos últimos 14 dias, sendo calculada uma média ao dia. Essa média vem apresentando tendência de queda desde o mês de março. No Brasil, mais de 17 milhões de pessoas já contraíram o vírus e se recuperaram.

O Ministério da Saúde já distribuiu aos estados e municípios mais de 143 milhões de doses de vacinas Covid-19, com um total de 106,9 milhões já aplicadas. A quantidade de pessoas que receberam a primeira dose do imunizante representa 49,3% da população com 18 anos ou mais. Já são 78,9 milhões de brasileiros vacinadas contra a Covid-19, sendo que 27,9 milhões de pessoas já estão com o ciclo vacinal completo.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que possui um acordo de transferência de tecnologia para a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) em território nacional, é a maior fornecedora de vacinas para o PNI. A fundação vinculada ao Ministério da Saúde já entregou mais de 71 milhões de vacinas Oxford/Fiocruz/AstraZeneca.

O acordo de transferência de tecnologia com a Fiocruz foi uma das estratégias do Governo Federal para garantir a produção do imunizante no Brasil a baixo custo. A vacina da Fiocruz já possui registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi recém incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. (Conitec).

O País também já recebeu 53,3 milhões de vacinas Coronavac produzidas pelo Instituto Butantan; 13,9 milhões da Pfizer/Biontech e 4,7 milhões da Janssen.

fonte MS