Orzil News
Brasília, March 19, 2024 8:18 AM

Brasil vai hastear 15 Bandeiras Azuis no próximo verão

Publicado em: 21/09/2018 14:09 | Atualizado em: 21/09/2018 14:09

Brasil vai hastear 15 Bandeiras Azuis no próximo verão

Balneário Camboriú (SC) e Cabo Frio (RJ) estão entre os destinos turísticos brasileiros que foram certificados pelo programa internacional Bandeira Azul pela primeira vez

  • 21 de Setembro de 2018, 13h42

Por Geraldo Gurgel

21.09.2018 picarrasSC renatosoares
Praia de Piçarras, em Balneário Piçarras (SC), vai hastear Bandeira Azul a partir do dia 1º de novembro. Foto: Renato Soares/Banco de Imagens do MTur

As praias de Piçarras, em Balneário Piçarras (SC) e do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú (SC), estão entre os destinos de sol e mar que vão hastear a Bandeira Azul pela primeira vez na temporada de verão 2018/2019. Ainda em Santa Catarina, as praias Grande e de Palmas, em Governador Celso Ramos; e da Lagoa do Peri, em Florianópolis, também foram certificadas. O estado ainda vai hastear, a partir do dia 1º de novembro, a Bandeira Azul na Marina Tedesco, de Balneário Camboriú; no Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis; e na embarcação Água Viva Mergulho, também na capital catarinense.

“O estado de Santa Catarina tem sido um exemplo para outros destinos em comprovar a qualidade dos serviços e balneabilidade de suas praias. Ter a Bandeira Azul hasteada é um diferencial competitivo para o turismo, além de demonstrar o compromisso da comunidade com o turismo sustentável e a preservação do meio ambiente com base em parâmetros internacionais”, comemorou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Para ele, obter a certificação é uma responsabilidade que provoca mudança de comportamento do turista e da comunidade, além de incentivar a gestão responsável.

Ao todo, 15 candidaturas brasileiras ao programa que certifica a qualidade da água e sustentabilidade do turismo nos balneários, marinas e embarcações turísticas foram aprovadas em reunião do júri internacional em Copenhague, na Dinamarca, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (20). A lista já havia sido indicada, previamente, pelo júri nacional reunido no mês de julho, no Ministério do Turismo, em Brasília. Foram condecoradas 9 praias, 5 marinas e 1 embarcação de turismo sustentável para o próximo verão. Praias, marinas e embarcações inscritas no programa se comprometem em seguir os critérios propostos para a certificação para cada temporada.

A praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), na Região dos Lagos, também foi contemplada pelo programa pela primeira vez. Já as praias do Tombo, no Guarujá (SP); e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha do Frade, em Salvador (BA), tiveram a certificação renovada. Entre as marinas credenciadas, a Costabella, de Angra dos Reis (RJ); Nacionais, do Guarujá (SP); e Kauai, de Ubatuba (SP), também estão entre as que atestaram seguir rigorosamente as normas internacionais do programa.

A Bandeira Azul é uma espécie de troféu exibido pelos destinos turísticos com a chancela de instituições nacionais, como o Ministério do Turismo, e internacionais, entre elas a Organização Mundial do Turismo. “A Bandeira Azul hasteada significa mais qualidade da água e o destino ganha ainda mais visibilidade, elevando o nível do turismo com práticas sustentáveis e responsáveis da atividade”, explica Gabrielle Andrade, coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo.

Banhistas, turistas e moradores se beneficiam do selo através dos programas implementados para elevar grau de conscientização nos locais e a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro.

Edição: Vanessa Sampaio