Orzil News
Brasília, April 25, 2024 4:39 PM

C10! qualificará ensino de ciências no interior do país

Publicado em: 29/08/2019 18:08 | Atualizado em: 29/08/2019 18:08

20181128 152353

A partir de setembro, cerca de quatro mil vagas serão abertas para os cursos do Ciência é 10! (C10!), especialização destinada aos professores da disciplina que dão aulas no segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Muitas dessas oportunidades serão criadas em polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em áreas de difícil acesso espalhadas pelo território nacional. É o caso de Carauari (AM), município às margens do rio Juruá, situado a quase 800 quilômetros da capital, Manaus.

Na cidade, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) abrirá 50 de suas 150 vagas do C10!. “A gente não pode deixar uma área remota dessa sem uma oferta de um curso como esse. É impossível. Todas as dificuldades ficam pequenas diante de um propósito como esse”, afirma Tânia Midian, coordenadora-geral da UAB no Ifam. Além de Carauari, a instituição vai ofertar o curso em polos de Tefé, Lábrea, Maués, Itacoatiara e Manaus.

 MG 0042

Ao todo, 18 instituições de ensino de todas as regiões do Brasil vão participar da primeira etapa da especialização em ciências. A maior oferta está prevista para a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com 450 vagas em 14 polos. “O Maranhão tem uma grande extensão, com um déficit educacional ainda muito grande e, por conta disso, nós sempre temos uma demanda enorme”, destaca Ilka Serra, coordenadora-geral da UAB na UEMA. “O Ciência é 10! vem para suprir uma necessidade grande do Brasil, que é a formação continuada nas áreas das ciências”, completa.

Entre as instituições do C10!, há uma novata no sistema UAB: a Universidade Estadual de Roraima (UERR), que vai oferecer 190 vagas em polos de seis municípios: Amajari, Caracaraí, Normandia, Rorainópolis e São João da Baliza, além da capital, Boa Vista. “A gente tem oferta desde o extremo Norte ao extremo Sul do estado. São municípios carentes, que precisam da oferta de especialização para capacitar seus professores do ensino fundamental”, avalia Wender Silva, coordenador da UAB na UERR.

Capacitação
Dezenas de coordenadores do C10! e da UAB estão reunidos na Universidade de Brasília (UnB), onde participam de uma capacitação de dois dias sobre o programa. O evento é uma oportunidade para definir as estratégias relativas à organização do curso e será encerrado nesta terça-feira, 27.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

[show_course id=”825,824″] 

[show_course id=”802,856″]