Orzil News
Brasília, March 28, 2024 2:52 PM

Campeã olímpica, Jackie Silva é mais uma embaixadora dos Jogos Escolares Brasileiros

Publicado em: 08/01/2021 16:01 | Atualizado em: 08/01/2021 22:01
Ouro no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, ao lado de Sandra Pires, Jacqueline será exemplo para os atletas que competirão no Rio de Janeiro

08012021_jackie_secretarios_1150.jpeg

Jackeline entre o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, e o secretário nacional de Alto Rendimento, Bruno Souza. Foto: Min. Cidadania

Era ano de estreia do vôlei de praia em Jogos Olímpicos. A grande final feminina teve não apenas uma, mas duas duplas brasileiras. Jacqueline Silva e Sandra Pires derrotaram Adriana Samuel e Mônica Rodrigues em Atlanta, em 1996, para conquistar o primeiro ouro olímpico de mulheres brasileiras na história do megaevento. Agora, Jackie poderá passar essa experiência – e tantas outras – para jovens atletas. A ex-jogadora foi convidada pelo secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, para ser mais uma embaixadora dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

“Eu fiquei muito feliz com o convite. Venho acompanhando esse processo de reedição dos JEB’s, que sempre foram um sucesso”, conta Jackie, que integra o time de embaixadores também formado por SerginhoGiba (ambos do vôlei), André Domingos (atletismo), Flávia Saraiva (ginástica artística) e Mayra Aguiar (judô). “A ideia de trazer os JEB’s de volta é uma grande sacada. Isso valoriza o esporte, a escola. O esporte se torna realmente um instrumento de educação”, acredita.

“Ter a Jackie ao nosso lado nessa retomada dos JEB’s é mais do que uma honra. Ela tem uma história de serviços inquestionáveis prestados ao vôlei nacional, é um dos grandes símbolos da força do esporte feminino no Brasil e uma das protagonistas do primeiro ouro das mulheres do país em Jogos Olímpicos numa final 100% nacional. Terá muito a acrescentar a nossos jovens atletas”, afirmou o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães.

Antes de chegar ao vôlei de praia, Jacqueline foi levantadora da seleção brasileira no vôlei de quadra, e disputou as edições dos Jogos Olímpicos de Moscou 1980 e Los Angeles 1984. Quando se mudou para os Estados Unidos, passou a jogar na areia e atingiu o topo do ranking mundial na modalidade. Durante cinco anos, subiu ao pódio em todos os torneios de que participou. Venceu 41 eventos da Associação Feminina de Vôlei de Praia dos Estados Unidos (WPVA) e foi líder de pontos entre 1987 e 1990. Com Sandra Pires a partir de 1993, consagrou-se bicampeã mundial, além de campeã olímpica.

Hoje Jackie dá aulas de vôlei de praia no Rio de Janeiro e se dedica ao projeto Atletas Inteligentes, que usa o vôlei para incentivar o jovem a se manter na escola. A iniciativa, viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, já foi premiada pela Unesco. “Fazer parte dos JEB’s como embaixadora me deixa feliz porque todos os meus projetos estão sempre voltados para a escola”, destaca. “Joguei anos nos Estados Unidos e lá pude perceber a diferença que faz você ter o esporte forte dentro das escolas. A minha expectativa é encontrar esses jovens e ter a oportunidade de contar algumas histórias para eles”, afirma.

Jackeline, ao lado de Sandra Pires, protagonizou o primeiro ouro feminino olímpico do Brasil, em Atlanta (1996). Fotos: Miriam Jeske/rededoesporte.gov.br e acervo pessoal
Jackeline, ao lado de   Sandra Pires, protagonizou o primeiro ouro feminino olímpico do Brasil, em Atlanta (1996). Fotos: Miriam Jeske/rededoesporte.gov.br e acervo pessoal

JEB’s

Os Jogos Escolares Brasileiros serão realizados entre 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro, e terão provas em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

Desse total, nove serão seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília (DF), em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Destinada a atletas escolares nascidos em 2007, 2008 e 2009, os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ). Os JEB’s voltam a ser disputados no ano que vem após um hiato de 17 anos. A última edição dos JEB’s foi realizada em 2004.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania