Orzil News
Brasília, April 20, 2024 7:43 AM

CAPES divulga novo guia de internacionalização

Publicado em: 13/07/2021 11:07
O documento orienta as instituições de ensino superior brasileiras em sua inserção no cenário mundial


ACAPES divulgou novo Guia sobre o Plano Estratégico de Internacionalização Institucional, dentro da proposta de aceleração da internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira. O documento ajuda as instituições de ensino superior (IES) do País a planejarem o início de suas ações no exterior ou melhorar atividades já em andamento.

guia responde ao desafio de aumentar a visibilidade das pesquisas produzidas no Brasil e gerar oportunidades para professores, alunos e egressos brasileiros. A CAPES pretende também preparar um Plano Estratégico para os Acordos Internacionais, alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional.

O novo guia foi elaborado a partir de experiências bem-sucedidas de instituições participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Além disso, políticas anteriores de incentivo, desenvolvidas com parceiros, e o acompanhamento da supervisão promovida pelo American Council of Education – ACE-LAB com a Fulbright, também serviram de fonte para o novo documento.

Internacionalização
Há mais de 40 anos, a CAPES mantém parcerias internacionais em diversas áreas acadêmicas e científicas. Atualmente, são 73 acordos de cooperação com 36 países. Mais de três mil bolsistas desenvolvem, no momento, seus estudos no exterior com recursos da Fundação.

fonte Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES