Orzil News
Brasília, March 29, 2024 2:33 AM

CAPES recebe seminário de educação bilíngue de surdos

Publicado em: 16/10/2021 16:10 | Atualizado em: 16/10/2021 16:10
O evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, foi promovido pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do MEC

A CAPES sediou o Seminário de Educação Bilíngue de Surdos – Formando professores multiplicadores e abrindo novos caminhos de Ensino/Aprendizagem, nesta sexta-feira, 15. O evento foi promovido pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do Ministério da Educação (MEC) e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do ministério.

Durante a cerimônia de abertura, Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação, afirmou que, mais do que a multiplicação de formadores para a educação bilíngue de surdos, o seminário “traz para a sociedade brasileira um exemplo de educação, inclusão e alteridade”. Para ela, essas são “palavras-chaves para nossa compreensão da complexidade do que significa inclusão e aperfeiçoamento”. A anfitriã ressaltou que essa discussão aciona na CAPES um alerta para maior integração na alta formação de professores, que é um dos seus “braços e objetivos, tanto na educação básica, como no sistema de pós-graduação nacional”.

Victor Godoy, secretário-executivo do MEC, lembrou a sensibilidade desse governo para com a comunidade surda e as pessoas com deficiência e comemorou as ações desenvolvidas pela Semesp. Ele parabenizou pelo trabalho entregue hoje e agradeceu a parceria e o apoio da CAPES para que o MEC, “cumprindo seu papel, ofereça hoje para esses professores e multiplicadores importantes conhecimentos”.

Compromisso
Ilda Ribeiro Peliz, secretária de Modalidades Especializadas de Educação do MEC, destacou que “a criação de uma diretoria específica para política da educação bilíngue de surdos carimba o compromisso desse governo com a comunidade surda e representa o primeiro passo, visando a educação adequada para essas pessoas”.

Crisiane Batti, diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, lembrou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) contempla a educação bilíngue de surdos como modalidade e que, nesse momento, é preciso engajamento “na luta por realmente trazer uma formação e educação especializada de qualidade”. Contudo, ela lembra que essa é apenas uma etapa de muitas que ainda precisarão ser conquistadas.

Entre as diversas ações executadas pela Semesp, criada em 2019, está a oferta de cursos com a temática da educação de surdos em tempo de pandemia. Só em 2020, essa formação beneficiou 3.800 alunos. Os investimentos disponíveis em 2021 somarão mais 4.100 vagas.

Legenda das imagens:
Banner: Identidade visual utilizada no seminário (Foto: MEC)
Imagem 1: Presidente da CAPES e autoridades do MEC, durante cerimônia de abertura do Seminário de Educação Bilíngue de Surdos (Foto: Naiara Demarco – CCS/CAPES)
Imagem 2: Para Cláudia Queda de Toledo, o evento ajuda a sociedade brasileira a entender a complexidade do que são inclusão e aperfeiçoamento (Foto: Naiara Demarco – CCS/CAPES)

Fonte: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)