Orzil News
Brasília, March 29, 2024 11:24 AM

CCJ da Câmara aprova novas regras para convênios com ONGs

Publicado em: 14/05/2014 10:05 | Atualizado em: 31/08/2017 11:08
Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição: Brasília

Projetos de lei relacionados ao novo marco regulatório dos convênios federais e que modificam regras de composição das entidades sem fins lucrativos, como as organizações não governamentais (ONGs), foram aprovados hoje (13) pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Um dos projetos, de autoria do deputado Esperidião Amin (PP-SC), modifica regras de composição das entidades para coibir a corrupção.

O projeto de Amin estabelece normas de finanças públicas voltadas para a transparência, o controle e a fiscalização da execução de contratos de repasse, termos de parceria, convênios e instrumentos congêneres fechados entre órgãos e entidades públicas e as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos.

O outro projeto aprovado pela CCJ, de autoria do Senado, estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias. O texto também define diretrizes para a política de fomento e de colaboração com organizações da sociedade civil.

De acordo com o relator dos dois projetos, deputado Décio Lima (PT-SC), as medidas são fundamentais para evitar casos de irregularidades. “[Precisamos evitar] a atuação ilícita não só por parte dos dirigentes das entidades privadas sem fins lucrativos, como também dos agentes públicos envolvidos, dificultando a adoção de práticas inidôneas e irresponsáveis que maculem a relação dessas entidades com a Administração Pública”, declarou.

Os dois projetos precisam agora ser discutidos e votados pelo plenário da Câmara e serem encaminhados à apreciação do Senado.