Orzil News
Brasília, April 19, 2024 3:54 AM

CCJ do Senado destina mesma quantia das eleições gerais para as municipais

  • #senado-federal
Publicado em: 18/09/2019 17:09 | Atualizado em: 18/09/2019 17:09

Por Gabriela Coelho

A Comissão de Constituição de Justiça do Senado fixou, nesta terça-feira (17/9), o valor do fundo eleitoral em R$ 1,7 bilhão para as eleições municipais do ano que vem, mesmo montante utilizado para o pleito presidencial de 2018. A proposta deve ser votada pelo plenário da Casa ainda hoje.

A proposta deve ser votada pelo plenário da Casa ainda hoje.
Jonas Pereira/Agência Senado

A decisão se deu no âmbito do projeto de lei 5.029/2019, que muda as regras do Fundo Eleitoral. O relator da proposta no Senado, Weverton Rocha (PDT-MA), anunciou que todos os demais trechos da proposta serão rejeitados em uma nova versão de seu parecer.

A proposta aprovada na Câmara deixava indefinido o montante das emendas que comporão esse fundo – determinado pela Lei Orçamentária Anual (LOA). Agora, na nova versão do relatório do Senado, as eleições de 2020 ficam com R$ 1,7 bilhão do fundo eleitoral.

Entre outros pontos, o projeto afrouxava regras para sanções a partidos, dificulta a fiscalização – abrindo brecha para o caixa dois – e flexibilizava normas de prestação de contas. A proposta permitia, ainda, que advogados e escritórios de contabilidade fossem pagos com dinheiro dos partidos. O relator retirou esses itens da proposta.

Inconstitucionalidade
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou, na segunda-feira (16/9), em um evento no Rio de Janeiro, que mudanças no Fundo Eleitoral não podem ir contra a sociedade.

“A era hoje é a era da transparência.Com o dinheiro público, o segredo não pode ser a alma do negócio. Entendo que se essa lei representar um grave retrocesso, ela vai passar por um crivo bem rigoroso de constitucionalidade”, disse.

[show_course id=”829,830″]

[show_course id=”858,851″]