Orzil News
Brasília, April 25, 2024 9:22 AM

Centro de Comunicação do Exército promove webnário inovador

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #servidor-publico
Publicado em: 07/05/2020 15:05 | Atualizado em: 07/05/2020 15:05

Durante o webnário, foram transmitidas orientações técnicas e conhecimento informacional, aproximando militares responsáveis pela Comunicação Social em diversas escalas. O evento possibilitou o compartilhamento de conhecimentos, o que aprimora processos, fortalecendo a rede desse segmento. A presença virtual colabora para o fortalecimento da comunicação institucional e, acima de tudo, para a sinergia dos processos comunicacionais em ampla escala.

Para o Chefe do CCOMSEx, General Richard Nunes, o evento inovador “soma-se a outras iniciativas já adotadas no sistema, que mostram claramente que, se a revolução tecnológica experimentada nessa virada de milênio tem uma marca, essa marca é a Tecnologia de Informação e Comunicações os chamados TICS”. O militar do Centro de Comunicação da Força Terrestre acentua que “o evento reveste-se de relevância porque está inserido em algo muito mais amplo, que é mostrar o Exército Brasileiro como instituição inovadora e capaz de estar atualizada com o que há de mais moderno em termos de tecnologia”.

O SISCOMSEx conta com mais de 900 agências em todo o território nacional, e tem como órgão central o CCOMSEx, que coordena e integra o conjunto de atividades de Comunicação Social do Exército Brasileiro. Acompanhar o avanço tecnológico e fazer um bom uso das novas plataformas digitais é uma tendência do CCOMSEx, na comunicação com seus diferentes públicos.

Recorde de engajamento

O soldado Max, a inteligência artificial do Exército Brasileiro, alcançou o recorde de mais de 24 mil mensagens trocadas durante período de 30 dias. A marca foi atingida na terça-feira, 5 de maio, data em que é comemorado o Dia das Comunicações.

O elevado número de engajamentos demonstra a capacidade do chatbot e a necessidade de informações sobre a pandemia do coronavírus. O soldado Max, graças ao aprendizado constante, está com a assertividade muito próxima a 75%. A precisão das respostas deverá se aproximar de 80% com o novo design de conversação, que será lançado em breve, e garantirá a sonhada promoção à graduação de cabo.

esta imagem não possui descrição
A pandemia do coronavírus levou diversos usuários a entrarem em contato com o Max, em busca de informações sobre serviços ou notícias. Em face desse desafio, em menos de 48 horas, foi elaborado o “apronto operacional” de nossa IA, capacitando-a a dar as primeiras respostas. Atualmente, o atendimento sobre o impacto do coronavírus abrange três públicos distintos.
O primeiro é a parcela da sociedade interessada em saber o que o Exército está fazendo para diminuir o impacto da COVID-19. O segundo público é o civil, do sexo masculino, entre 17 e 21 anos, e que está preocupado com prazos relacionados ao Serviço Militar, obtenção de documentação, apresentação e juramento à Bandeira. O terceiro público é composto de militares inativos e pensionistas que possuem dúvidas relacionadas ao processo de recadastramento ou de prova de vida.

Basicamente, as respostas do soldado Max abrangem o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e o Departamento-Geral do Pessoal (DGP), por intermédio da Diretoria de Serviço Militar (DSM) e da Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS).
A agilidade no desenvolvimento de novos fluxos de diálogos só é possível porque a estrutura lógica do Max, que inclui a elaboração de contextos e intenções, é do próprio CCOMSEx. Isso possibilita um rápido “adestramento” do soldado Max, capacitando-o a cumprir novas missões.

Com informações do CCOMSEx
Fotos: Divulgação CCOMSEx

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071