Orzil News
Brasília, April 18, 2024 11:55 PM

Certificado digital será obrigatório para o eSocial

Publicado em: 27/06/2018 10:06 | Atualizado em: 27/06/2018 11:06

Certificado digital será obrigatório para o eSocial

A partir de 1º julho, empregadores terão que utilizar o sistema para envio de informações trabalhistas, com exigência de certificação digital

Imagem Materia esocial.png

26 de junho de 2018

A partir de 1º de julho, a utilização do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) será estendida a todos empregadores. Desde janeiro deste ano, as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões já transmitem dados referentes à folha de pagamento para o sistema. Outra novidade é que a transmissão dessas informações exigirá o uso de certificação digital.

A estimativa é que, ao todo, o eSocial passe a reunir dados de, aproximadamente, oito milhões de empresas e mais de 40 milhões de trabalhadores. Para enviar as informações pelo sistema, é indispensável que os empregadores possuam certificado digital válido de padrão ICP Brasil, e-CPF ou e-CNPJ , de tipo A1 ou A3. Empregadores domésticos continuarão utilizando o site com o código de acesso.

Vantagens

Com o eSocial, as empresas passam a se comunicar com o governo de forma eletrônica e unificada. Para o empregador, significa a simplificação do cumprimento das obrigações tributárias, redução de processos e aumento de produtividade. Favorece também o aumento na formalização do emprego e a inclusão na previdência, melhorando a renda do trabalhador.

Para o Estado, a ferramenta padroniza a transmissão, validação, armazenamento e distribuição dos dados referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas no Brasil. Eficiência para a fiscalização e economia de tempo e custo na gestão pública.

Como obter o seu certificado

Para acessar o sistema com mais agilidade e segurança, você pode adquirir um certificado digital da mesma empresa responsável pelo desenvolvimento do eSocial: o Serpro.

Além de facilitar o acesso ao eSocial, com o Certificado Digital Serpro você pode:

  • Assinar e validar documentos virtualmente;
  • Emitir notas fiscais e procurações eletrônicas;
  • Obter certidões da Receita Federal;
  • Enviar declaração do imposto de renda; e muitos mais!

Conheça o certificado digital para uso no eSocial, para pessoas físicas e jurídicas.

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL