Orzil News
Brasília, April 24, 2024 7:12 AM

CEU na periferia de Salvador tem 80% das obras concluídas 

Publicado em: 06/02/2018 17:02 | Atualizado em: 06/02/2018 18:02

CEU na periferia de Salvador tem 80% das obras concluídas

6.2.2018 – 15:12

Quando pronto, o CEU de Valéria atenderá mais de 12 mil pessoas em uma das regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano de Salvador (Foto: Ronaldo Caldas)

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, visitou nesta segunda-feira (5) as obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) do bairro de Valéria, na periferia de Salvador (BA). Com 80% das obras concluídas e previsão de inauguração até abril deste ano, o centro – que recebeu investimentos de R$ 3,5 milhões – terá 7 mil metros quadrados e atenderá mais de 12 mil pessoas da região. Também participou da visita o secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Alfredo Bertini.

Sá Leitão avalia que as instalações do CEU, que reunirão atividades culturais, esportivas, de lazer e qualificação para o mercado de trabalho, devem contribuir para a diminuição da criminalidade na região. “Acredito que este centro terá um impacto muito positivo na comunidade de Valéria, que tem um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Salvador. Esta é uma intervenção de inclusão social”, destacou.

O CEU será composto por biblioteca, laboratório multimídia, cineteatro, pista de skate e quadras de esportes, entre outros. Depois de pronta, a unidade de Valéria, que funcionará em parceria com a Prefeitura de Salvador, vai receber trabalhos como o do tenente Antônio Roque, da Polícia Militar da capital baiana. Regente da orquestra da PM, Roque, mais conhecido na comunidade como Bispo, mantém um trabalho com jovens do bairro

“Este projeto que acaba de chegar vai nos ajudar a trazer as crianças para dentro do CEU, garantindo, assim, que milhares de jovens possam ter acesso à cultura e a um ensino de qualidade. Além disso, o Centro permitirá que todos os que participarem de suas atividades possam desenvolver suas habilidades e se manter longe da violência”, destacou o tenente.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura