Orzil News
Brasília, April 25, 2024 8:14 AM

Chamada CNPq/MCTI vai apoiar estudos de sustentabilidade urbana e regional

Publicado em: 04/08/2020 19:08 | Atualizado em: 04/08/2020 21:08

Informações geradas pelos projetos serão incorporadas à plataforma AdaptaBrasil MCTI, que terá a finalidade de facilitar a tomada de decisão de gestores públicos por meio de dados científicos

por ASCOM
Divulgação

Projetos aprovados também vão analisar impactos das mudanças climáticas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançaram uma chamada pública para apoiar projetos de sustentabilidade urbana e regional.  A ideia é apoiar pesquisas que vão gerar informações e análises sobre os impactos das mudanças climáticas no país. As inscrições começaram em 31 de julho e vão até 14 de setembro. As propostas aprovadas terão investimento de R$ 4,4 milhões.

Os projetos podem ser submetidos em três linhas temáticas: Riscos de impactos climáticos – voltada a setores como ecossistemas; zonas costeiras urbanas; saúde e infraestrutura de transporte nacional; Modelagem dos impactos da variabilidade climática – com foco em segurança alimentar, segurança hídrica, segurança energética, saúde humana, zonas costeiras urbanas e infraestruturas nacionais de grande porte; e Abordagem por bioma aplicada a municípios ou regiões.

Os estudos serão incorporados a uma plataforma a ser lançada em breve, chamada AdaptaBrasil MCTI, que terá a finalidade de disponibilizar dados científicos para tomada de decisão por gestores públicos. De acordo com o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTI, Marcelo Morales, o edital é uma parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Infraestrutura.

“Essa iniciativa interministerial é fruto da parceria do MCTI com o Ministério de Desenvolvimento Regional e o Ministério da Infraestrutura em busca do contínuo aprimoramento da gestão sustentável no planejamento urbano e regional, bem como do setor de infraestrutura de transporte nacional”, avalia.  “É um passo importante para obtermos informações que possam subsidiar as decisões sobre as melhores medidas de adaptação às mudanças climáticas com base em robustas evidências científicas”, completa.

Fundações estaduais de amparo à pesquisa e empresas da iniciativa privada que aderirem formalmente à chamada pública poderão oferecer recursos financeiros complementares aos projetos aprovados.

Confira a íntegra da chamada aqui: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&desc=chamadas&idDivulgacao=9742

Gestão e Liderança em tempos de Home Office+
18 a 19 de Agosto de 2020
8h00 às 12h00
Carga Horária de 8 horas
Direcionado aos gestores que desejam desenvolver habilidades para conduzir, selecionar, gerenciar, motivar e desenvolver equipes em teletrabalho.

Oratória e Comunicação em Grupos (Palestras e Reuniões em Videoconferência)+
20 a 21 de Agosto de 2020
8 horas – 8h00 às 12h00
Carga Horária de 8 horas
Direcionado aos gestores que desejam desenvolver habilidades de oratória e comunicação em grupo para conduzir palestras, reuniões e videoconferências.

 
A Gestão do Tempo em Ambientes de Home Office+
 13 a 14 de Agosto de 2020
 14h00 às 18h00
 Carga Horária de 8 horas
Como organizar o trabalho com eficácia buscando a qualidade de vida. Foco, disciplina e organização, em contextos de home office.