Orzil News
Brasília, April 24, 2024 3:05 AM

Chamada Pública Conjunta entre Brasil e Alemanha recebe propostas de projetos até março

Publicado em: 18/02/2021 21:02
A iniciativa visa a apoiar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, produtos, serviços e processos
Bioeconomia

Os recursos serão disponibilizados para projetos apresentados por instituições de Ciências e Tecnologias brasileiras associadas a empresas brasileiras, obrigatoriamente em cooperação com uma instituição alemã. – Foto: Banco de imagem

Fica aberta até 19 de março a Chamada Pública Conjunta Brasil-Alemanha para projetos de bioeconomia. A iniciativa visa a apoiar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, produtos, serviços e processos baseados nos temas de “Uso industrial de recursos renováveis (biomassa)” e de “Plantas aromáticas e medicinais”, promovendo a geração de conhecimentos, tecnologia e inovação para ganhos econômicos, sociais e ambientais de ambos os países.

Foi anunciado um financiamento de R$ 9,3 milhões pelo Governo Federal e de € 2 milhões pelo governo alemão. Os recursos serão disponibilizados para projetos apresentados por instituições de ciências e tecnologias brasileiras (universidades, Institutos Federais e órgãos estaduais de pesquisa) associadas a empresas brasileiras, obrigatoriamente em cooperação com uma instituição alemã.

As propostas de projetos acompanhadas da documentação devem ser enviadas por meio do sistema de Formulários para Apresentação de Propostas (FAP) específico para essa seleção pública. Os projetos apoiados para trabalhar a temática do “Uso industrial de recursos renováveis (biomassa)” podem englobar o desenvolvimento de produtos inovadores de interesse mútuo para Brasil e Alemanha a partir de resíduos agrícolas, de silviculturas e industriais, além de otimização e intensificação de processos.

Já nos projetos com a temática “Plantas aromáticas e medicinais”, as plantas deverão estar associadas ao desenvolvimento de sistemas produtivos conduzidos por pequenos agricultores e agricultores familiares, podendo ser originárias ou não da biodiversidade nacional.

Saiba mais:

Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT – Cooperativo ICT– 08/2020

Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT – Subvenção Econômica à Inovação – 07/2020

Passo a passo para submissão da proposta

­Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento