Orzil News
Brasília, April 18, 2024 9:58 PM

Chamada pública MCTI e CNPq para empreendimentos com grafeno recebe 71 propostas

Publicado em: 20/07/2020 20:07 | Atualizado em: 20/07/2020 21:07

Edital encerrou inscrições no dia 17 de junho e resultado deve ser divulgado em setembro

Divulgação

Chamada vai investir R$ 1,5 milhão em projetos com uso do grafeno

A chamada pública CNPq/MCTI para apoiar empreendimentos tecnológicos à base de grafeno encerrou o prazo de inscrições e recebeu 71 propostas, um número considerado elevado, devido à complexidade do tema. Será destinado R$ 1,5 milhão para apoiar propostas de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação que visem gerar empreendimentos e soluções de base tecnológica, tendo como principal objeto o grafeno.

As propostas devem ter como meta a geração de um Produto Mínimo Viável (MVP) e um modelo de negócio validado, além de serem executadas por equipes empreendedoras ou startups em estágio inicial. Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, a chamada faz parte do investimento da pasta nos chamados materiais avançados.

“A chamada de empreendimentos e soluções de base tecnológica na área de grafeno faz parte de um grande esforço do ministério em fomentar e desenvolver a área de Materiais Avançados no País, em especial, na área de grafeno, agregando valor tecnológico as nossas cadeias produtivas, bem como transformando nosso conhecimento científico em riqueza”, disse.

A divulgação do resultado preliminar no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet está prevista para o dia 8 de setembro.

Aplicações

O grafeno é um material de dimensões nanométricas, composto basicamente de carbono, hidrogênio e oxigênio, com uma gama de características especiais, tais como flexibilidade e leveza aliadas à alta resistência, condutividade elétrica, grande superfície de contato, biocompatibilidade, estabilidade química e térmica, translucidez, resiliência e isolante. As características do grafeno permitem a aplicação do material em diversos setores da indústria que vão da biologia à eletroeletrônica, passando pelo de saúde humana e animal, agropecuária, construção civil, energia, automobilístico, aeronáutico, recursos hídricos, petroquímica, química, transportes, têxtil, tecnologia da informação e metalurgia.
[show_course id=”934,938″]
[show_course id=”945,942″]