Orzil News
Brasília, March 29, 2024 10:51 AM

Chamada Pública para seleção de municípios - Projeto Cidades Eficientes

Publicado em: 22/03/2018 15:03 | Atualizado em: 22/03/2018 16:03

PRAZO PRORROGADO ATÉ 28/03!!!!

 

Encontra-se aberta a CHAMADA PÚBLICA para seleção de municípios que queiram participar do PROJETO CIDADES EFICIENTES 2018 do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável!

Clique aqui para acessar o formulário

PROJETO CIDADES EFICIENTES – CBCS

Respondendo à demanda crescente do setor público para aumentar sua eficiência de recursos foi proposto o Projeto Cidades Eficientes que conta com a execução do CBCS, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e o financiamento do Instituto Clima e Sociedade, ICS.

O objetivo do projeto é trabalhar com governos municipais para promover e apoiar ações estruturantes visando a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos edifícios públicos a longo prazo, através de eficiência energética, uso racional de água, facilitação do uso de transporte público, geração distribuída de energia e políticas públicas.

Para quem se destina?

Municípios que queiram receber assessoria técnica para promover a sustentabilidade e eficiência energética nas suas cidades. Existem duas formas de participação:

1. Participação ativa com execução de projeto piloto, que envolve disponibilização de informações contando com equipe responsável e dedicada ao projeto

2. Participação passiva, recebendo informações e notícias do projeto.

Para participar do projeto, preencha o formulário de inscrição até o dia 28 de Março. Clique para acessar o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Todos os municípios brasileiros estão convidados a participar do Projeto Cidades Eficientes, entretanto, nesta fase do projeto, podem ter participação ativa somente municípios que tenham entre 200.000 e 2.000.000 de habitantes, essa faixa sendo identificada com maior potencial para atuação pelo projeto proposto. Os municípios interessados em participar ativamente e fazer parte do projeto piloto serão selecionados em duas etapas: 20 municípios participarão de entrevista telefônica para coleta inicial de dados, e 1 a 3 municípios serão selecionados para participarem do projeto piloto.

Atividades a serem desenvolvidas com os municípios selecionados:

§ Assessoria técnica dos municípios selecionados por meio de programa-piloto de projetos de eficiência energética, políticas, uso racional de água, mobilidade urbana e geração distribuída.

§ Capacitação, treinamento e cursos sobre eficiência energética, uso racional de água e geração distribuída.

§ Apoio ao monitoramento e acompanhamento da implementação de políticas públicas e medidas de redução de consumo.

§ Divulgação de estudos estratégicos e avaliações dos benefícios dos programas e lições aprendidas.

Cronograma do projeto

O projeto se encontra em fase piloto em 2018, com duração de 1 ano e seguirá o seguinte cronograma:

26 fevereiro a 28 março – Chamada pública para seleção de municípios.

30 março – Divulgação da seleção dos 20 municípios para entrevista

Início de Maio – Divulgação da seleção dos projetos piloto

Maio a Novembro – Assessoria técnica com os municípios escolhidos como projeto-piloto

Fique por dentro!

Todas as informações do projeto e seu desenvolvimento serão publicadas no website do projeto. Além disso, o website, será um portal com informações e exemplos de ações de sustentabilidade que o munícipio pode adotar. Maiores informações serão divulgadas em breve.

Site do projeto: http://www.cbcs.org.br/cidades-eficientes

Informações para contato: [email protected]

Execução:

Apoio:

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Entendendo a Nova Legislação de Convênios

Completo com foco no Decreto nº 8.943 – 27.12.2016 e Portaria Interministerial nº 424 – 30.12.2016: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial – TCE. Inclui a nova Portaria Interministerial nº 451 – 18.12.2017, publicada no DOU de 8 de janeiro de 2018. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.

05 e 06 de abril de 2018 / Brasília – DF

Informações Completas+