Orzil News
Brasília, March 29, 2024 7:47 AM

Cisternas levam produtividade e segurança alimentar ao semiárido nordestino

Publicado em: 15/08/2020 12:08 | Atualizado em: 15/08/2020 12:08
Equipamento capta e armazena água das chuvas em regiões que passam por longos períodos de estiagem. Região Nordeste já recebeu mais de 3,8 mil em 2020
Publicado em 14/08/2020 16h57

cisternas.jpg

Foto: Ubirajara Machado

Na microrregião do Sertão de Inhamuns, no interior do Ceará, a cisterna construída em fevereiro de 2020 fez muita diferença na vida de Sebastião Araújo De Sousa. Agricultor no semiárido, ele viu o cenário da seca se transformar em um campo verde com sua plantação de verduras e hortaliças, graças ao investimento do Governo Federal no local.

Na cidade de Arneiroz, que fica a 340km de Fortaleza, os sete mil habitantes contam com 849 cisternas que fornecem o acesso à água para consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. “Essa cisterna vai me permitir uma grande produção. Já tenho milho, tomate, mamão, muita coisa aqui e tudo funcionando. É o aumento de renda de uma família que necessitava muito”, explica Sebastião.

O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas) tem como região prioritária o semiárido brasileiro. Para essa região, o foco é na estruturação das famílias para promover a convivência com a escassez de chuva, uma característica do clima na região. São oito meses de estiagem crítica no local e, para isso, utilizam principalmente o modelo cisternas de placas, que funcionam como reservatórios que armazenam água da chuva.

“É muito importante esse olhar para o Nordeste, para que os agricultores que plantam na região semiárida possam ter acesso à água e à plantação o ano todo. São muitos os exemplos que demonstram a efetividade desse programa. O Governo Federal seguirá cada vez mais apoiando essas ações de colocar água a disposição do agricultores do semiárido”, afirmou o secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania, Ênio Marques.

No Nordeste, o número de cisternas construídas em 2020 ultrapassa os 3,8 mil, nas categorias 1ª água, 2ª água e escolar. A estimativa é de que até o fim do ano sejam construídas mais 10 mil cisternas em todo o país.

O público do programa são famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com inclusão para povos e comunidades tradicionais. Para participar, as famílias devem necessariamente estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

Live Orzil Online

O que pode e o que não pode no Defeso Eleitoral de 2020

19 de Agosto de 2020 (Quarta-feira) / Brasília – DF

Horário 18:30h

Canal do Grupo Orzil no Youtube+

Saiba tudo sobre os principais pontos do Defeso Eleitoral de 2020 e os impactos nos Estados, Municípios e Organizações da Sociedade Civil

A Emenda Constitucional Nº 107, de 2 de julho de 2020 trouxe mudanças ao calendário eleitoral deste ano, além do adiamento das datas das eleições. O Congresso fixou novas datas por causa dos muitos casos da Covid-19 a pedido da Justiça Eleitoral, mas as eleições não poderão ultrapassar a data limite de 27 de dezembro para assegurar que não haverá prorrogação dos atuais mandatos.

Saiba quais recursos podem ser recebido durante o defeso eleitoral e quais são as condutas permitidas durante este período.

Participarão:

Raimundo Pereira

Auditor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional

Edercio Bento

Coordenador-Geral no Ministério da Economia