Orzil News
Brasília, April 25, 2024 8:36 AM

CNIC aprova mais 51 projetos

Publicado em: 05/05/2020 17:05

De janeiro a abril já foram aprovados 1.813 projetos, o que representa 47,95% do total de propostas aprovadas em 2019.

Em 2019, a Secretaria Especial da Cultura (SECULT) aprovou 3.781 propostas, as quais foram transformadas em projetos. Somente de janeiro a abril foram contabilizados 1.813 projetos aprovados, o que representa 47,95% do total de propostas aprovadas no exercício.

O percentual em quatro meses aponta aumento considerável com grande perspectiva de crescimento para o Plano Anual do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC).

O plano é o resultado do compilado das ações de fomento e incentivo em todas as áreas culturais no âmbito da SECULT. As ações do plano são elaboradas e executadas, de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), assegurando distribuição dos recursos e projetos estratégicos no país.

CNIC

A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou, na semana passada, 51 projetos distribuídos por todos os segmentos apresentados – música, artes cênicas, patrimônio cultural, museu e memória, além de humanidades e áudiovisual. As propostas são apresentadas pelos proponentes e avaliadas por pareceristas técnicos.
(Colocar aqui o link de acesso à CNIC).

Mensalmente a CNIC se reúne para debates e emissão de parecer – favorável ou não – aos projetos apresentados.

As decisões precisam ser referendadas pelo Presidente do Colegiado ou seu Suplente, que preside a comissão ou pelo seu suplente, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura.

Com o projeto aprovado pela Secretaria Especial da Cultura (SECULT), o proponente está autorizado a procurar junto a empresas ou pessoas físicas o apoio ou patrocínio à iniciativa, que poderá ser posteriormente deduzido pelo apoiador, totalmente ou em parte, do imposto de renda devido.

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Especial da Cultura