Orzil News
Brasília, March 28, 2024 7:32 PM

CNPq/MCTI lança chamadas para apoiar projetos ecológicos e capacitação em taxonomia

Publicado em: 31/07/2020 22:07 | Atualizado em: 31/07/2020 22:07

Recursos vão garantir continuidade de importantes programas que apoiam sítios de pesquisa em diferentes biomas nacionais e na formação de pesquisadores especializados na área de Taxonomia Biológica

Divulgação

Chamadas garantem continuidade dos programas Peld e Protax

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o MCTI e o Conselho Nacional das Fundações de Amparo a Pesquisa (Confap), lançou duas chamadas públicas com o objetivo de manter os programas de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld) e de Apoio a Projetos de Pesquisas para Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia (Protax). O investimento total é de R$ 21 milhões e as chamadas têm prazo até 14 de setembro para inscrições.

Segundo o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTI, Marcelo Morales, os dois programas consolidam a produção de conhecimento sobre a biodiversidade brasileira. “O Peld e o Protax são programas consolidados e complementares que garantem a produção de conhecimento científico de qualidade em área estratégica para o Brasil, ou seja a nossa biodiversidade. O Peld monitora dezenas sítios ecológicos nos diferentes biomas brasileiros há 23 anos e o Protax complementa a estratégia científica com a biodiversidade com formação qualificada de taxonomistas, importantes na denominação de plantas, animais e outros organismos”, afirmou.

De acordo com o CNPq, a chamada do Peld vai continuar o trabalho focado em temas estratégicos, de interesse da sociedade e para ampliação do conhecimento sobre os ecossistemas nacionais. Já a chamada do Protax vai apoiar projetos que vão contribuir para formação de recursos humanos especializados na área de taxonomia biológica envolvendo grupos botânicos, zoológicos ou microbiológicos.

Histórico

Lançado em 1997, o Peld é composto por um conjunto de projetos estratégicos que se configuram como uma rede de sítios de pesquisa de alta relevância nas áreas de ecologia, conservação e uso sustentável da biodiversidade. Os pesquisadores dos sítios PELD dedicam-se a estudar os ecossistemas brasileiros, sua biodiversidade, processos naturais e os impactos das atividades humanas sobre esses sistemas.

A pesquisa realizada no Peld tem grande abrangência temática e territorial e contribui com informações relevantes para a elaboração de políticas publicas e planos de ação voltados para a conservação de espécies ameaçadas, proteção de ecossistemas brasileiros e unidades de conservação, resultando na conservação e uso sustentável dos produtos da biodiversidade, políticas de desenvolvimento sustentável e voltadas a melhoria da saúde humana e ambiental.

O Protax está completando 15 anos de existência e tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, através da formação de recursos humanos especializados na área da Taxonomia Biológica envolvendo grupos botânicos, zoológicos ou microbiológicos. Apesar do crescimento do número de taxonomistas nos últimos anos, ainda há carência destes profissionais frente aos compromissos internacionais e ao desafio de abranger a grande extensão territorial e a megadiversidade do Brasil, que abriga cerca de 13% de todas as espécies do planeta.

O Protax auxilia no cumprimento de compromissos nacionais e internacionais assumidos pelo Brasil visando à ampliação do conhecimento, proteção e uso sustentável da Biodiversidade Brasileira. Para a imensa tarefa de inventariar, caracterizar e classificar os mais diversos grupos taxonômicos há necessidade de uma ação continuada de estímulo à pesquisa associada à formação dos profissionais da área.

Confira os links das chamadas abaixo.

Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs/PELD Nº 21/2020 – Programa: Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração – PELD

Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPS – Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia Biológica – PROTAX N.º 22/2020

 

 
A Gestão do Tempo em Ambientes de Home Office+
 13 a 14 de Agosto de 2020
 14h00 às 18h00
 Carga Horária de 8 horas
Como organizar o trabalho com eficácia buscando a qualidade de vida. Foco, disciplina e organização, em contextos de home office.

Gestão e Liderança em tempos de Home Office+
18 a 19 de Agosto de 2020
8h00 às 12h00
Carga Horária de 8 horas
Direcionado aos gestores que desejam desenvolver habilidades para conduzir, selecionar, gerenciar, motivar e desenvolver equipes em teletrabalho.

Oratória e Comunicação em Grupos (Palestras e Reuniões em Videoconferência)+
20 a 21 de Agosto de 2020
8 horas – 8h00 às 12h00
Carga Horária de 8 horas
Direcionado aos gestores que desejam desenvolver habilidades de oratória e comunicação em grupo para conduzir palestras, reuniões e videoconferências.