Orzil News
Brasília, April 18, 2024 2:47 AM

Com participação do MCTI, governo federal começa os preparativos para Expo Dubai

Publicado em: 18/03/2021 09:03
Reunião com vários ministérios, coordenada pela Apex-Brasil, aconteceu nesta quarta-feira (17)

51046517067_2dd462a8ef_c.jpg

Foto: Marcos Corrêa/PR

A participação do Brasil na Expo Dubai foi tema de uma reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sérgio Segovia, nesta quarta-feira (17). O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações substituto, Leonidas Medeiros, representou o MCTI durante o encontro, que contou com a participação de outros ministérios do governo federal. “O presidente da República está dando todo apoio ao evento e a Apex está de parabéns pela excelência com que vem conduzindo os preparativos”, falou Leonidas.

A Expo Dubai, adiada em 2020 em razão da pandemia da Covid-19, está prevista para ocorrer entre 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022. O evento global é uma importante plataforma de promoção da imagem do Brasil, abrangendo múltiplos temas de interesse nacional, como agronegócio, cultura, e-commerce, inovação, tecnologia e turismo. No total, são esperados 25 milhões de visitantes.

A (Apex-Brasil) é responsável pela construção, operação e programação da participação brasileira na Expo Dubai. O encontro no Palácio do Planalto teve o objetivo de alinhar com representantes do governo brasileiro os principais destaques a serem apresentadas no Pavilhão do Brasil durante os seis meses de realização do evento.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) deverá participar, a princípio, de duas semanas temáticas no Pavilhão do Brasil. A primeira sobre o tema Espaço, de 17 a 23 de outubro, que abordará exploração espacial, governança e legislação, dados espaciais e sensoriamento remoto. Já a segunda semana, em janeiro de 2022, terá como tema viagem e conectividade, incluindo subtemas como conectividade digital, e-governança, mobilidade inteligente, cadeias de abastecimento e comércio, além de viagem.

O tema da Expo Dubai será “Connecting Minds, Creating the Future”, com três subtemas: oportunidade, mobilidade e sustentabilidade. O subtema da participação brasileira na exposição será sustentabilidade, com foco no Brasil como um ator global no tema, reafirmando a importância da diversidade brasileira e da posição única como potência agrícola, e imenso potencial industrial e tecnológico. “A sustentabilidade constrói as fundações de um futuro promissor para o país. A reunião foi bastante produtiva e temos muitas ações para mostrar”, finalizou o ministro substituto Leonidas Medeiros.

Foto: Marcos Corrêa/PR

fonte MCTI