Orzil News
Brasília, April 24, 2024 7:41 AM

Combate à COVID-19 é tema de revista lançada nesta sexta

Publicado em: 12/03/2021 17:03
CAPES em Foco terá publicações digital e impressa destinadas a divulgar o trabalho da pós-graduação financiado pela Fundação
Publicado em 12/03/2021 15h15 Atualizado em 12/03/2021 15h23 por capes e mec
COvid-19
Milton Ribeiro (esq.), ministro da Educação, e Benedito Aguiar (dir.), presidente da CAPES, lançaram a revista CAPES em Foco (Foto: Catarina Chaves/CAPES

A pós-graduação brasileira na luta contra a COVID-19 é o tema do primeiro número da revista CAPES em Foco, que já pode ser acessada em sua versão digital. A edição mostra pesquisas financiadas pelo Programa de Combate a Epidemias destinadas ao enfrentamento do novo coronavírus. O lançamento oficial foi realizado no Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 12 de março.

A publicação, idealizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), traz 42 matérias abordando um dos estudos de cada instituição de ensino superior selecionada nos três editais do Programa. Ao todo, são 109 projetos que envolvem 1.300 pesquisadores. Os textos tratam de diferentes aspectos das pesquisas, seja em relação à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento ou à vacina.

Milton Ribeiro, ministro da Educação, que escreve um texto de apresentação da revista, lembrou que em 2021 a CAPES completa 70 anos e falou do papel das instituições. “Uma das lutas que a universidade tem é transformar o conhecimento em algo que possa ter impacto na sociedade. Prestamos contas à sociedade de uma ação que visa transformar o conhecimento que os nossos pesquisadores possuem em algo que possa trazer benefício para a sociedade”, afirmou.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, explicou o objetivo da publicação. “A Revista CAPES em Foco surge com o propósito de divulgar projetos de pesquisa de grande relevância para o País”, explicou. Em sua apresentação, destacou um dos temas presentes nas pesquisas: “Oito projetos são diretamente ligados ao desenvolvimento de vacina. A tão almejada, esperada e desejada vacina brasileira!”.

A versão digital da revista pode ser acessada no próprio site da CAPES. O formato impresso ficará pronto ainda em março e será distribuído às instituições de ensino superior e pesquisa, além de entidades ligadas à pós-graduação.

Representantes das universidades repercutiram o lançamento. Márcia Abrahão, reitora da Universidade de Brasília (UnB), saudou a CAPES e classificou como “fundamental” a divulgação da pesquisa científica. Marco Tullio Vasconcelos, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, observou que é “dever” das instituições “encontrar caminhos para proteger a vida” na pandemia e afirmou ser “de grande relevância” a publicação.

Para Ludimilla Oliveira, reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), a CAPES em Foco ajuda a “consolidar a pesquisa acadêmica científica em tempos de pandemia”. Patricia Pranke, vice-reitora em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), disse que a revista “irá congregar ainda mais as instituições de ensino e pesquisa”. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP) elogiou a CAPES pela “nova modalidade de comunicação com os pesquisadores, alunos da pós-graduação e a sociedade em geral”.

O Programa de Combate a Epidemias é uma das principais ações da CAPES no enfrentamento ao novo coronavírus. Por meio da iniciativa, a Fundação concederá 2.600 bolsas e investirá R$ 200 milhões ao longo de quatro anos.

Assessoria de Comunicação Social  do MEC com informações da CAPES