Orzil News
Brasília, April 25, 2024 11:19 PM

Começa a Jornada de Aprendizagem do Fundeb

Publicado em: 31/08/2021 10:08 | Atualizado em: 31/08/2021 10:08
FNDE capacita gestores educacionais e conselheiros de controle social por meio de questões práticas

OFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deu início, nesta segunda-feira, dia 30, à Jornada de Aprendizagem do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O evento virtual, que segue até sexta-feira, 3 de setembro, busca capacitar gestores educacionais, conselheiros de controle social e demais agentes envolvidos com a execução do fundo, que é a principal fonte de recursos da educação básica pública no Brasil.

Segundo o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, a ideia é abordar fatos que ocorrem no dia a dia da gestão do novo Fundeb e orientar a todos de forma prática. “Vamos apresentar os problemas e propor soluções adequadas. Sempre com muita interatividade”, ressaltou Marcelo Ponte.

Também presente na abertura do evento, o diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, Gustavo Lopes, afirmou que o objetivo é esclarecer dúvidas que surgiram sobre as regras do novo Fundeb, definidas no ano passado. “Estaremos aqui, durante toda a semana, para poder tratar de temas que mais dificultam a missão dos nossos gestores da educação.”

O primeiro dia da jornada foi voltado para os conselhos de controle social do Fundeb. Durante a semana, outros assuntos importantes serão debatidos, como a correta aplicação dos recursos do fundo e a devida prestação de contas. Confira a programação completa do evento.

De acordo com o coordenador de Operacionalização do Fundeb, Leomir Araujo, esse amplo esforço de capacitação é necessário por conta da complexidade do tema. “Mais do que trazer a norma, mais do que mostrar o artigo da Lei n° 14.113, nos preocupamos em trazer quais são os problemas e como resolver”, reforçou o coordenador, sobre o formato do treinamento.

Além de palestrantes do FNDE, o encontro contará com a participação de representantes de instituições parceiras da autarquia, como integrantes de Tribunais de Contas Estaduais, do Ministério Público Federal, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

fonte FNDE