Grupo Orzil - Sistema Nacional de Turismo

Orzil nas redes

Comissão aprova proposta que inclui entidades e serviços sociais no Sistema Nacional de Turismo

Publicado em: 28/05/2021 - 21:47

Início » .LEGISLATIVO » MROSC, ONGs, OSCIPs » Notícias » TURISMO » Comissão aprova proposta que inclui entidades e serviços sociais no Sistema Nacional de Turismo

Proposta também prevê apoio federal aos estados que desenvolvem o turismo educacional

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (27) o Projeto de Lei 7987/17, pelo qual poderão integrar o Sistema Nacional de Turismo e receber apoio financeiro do poder público as organizações da sociedade civil e os serviços sociais autônomos que atuam nesse segmento.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), ao texto original dos deputados Otavio Leite (PSDB-RJ) e Herculano Passos (MDB-SP). Ele aproveitou ainda um projeto apensado que prevê apoio federal aos estados que desenvolvem o turismo educacional.

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Dep. Eduardo Bismarck (PDT - CE)
Eduardo Bismarck recomendou a aprovação da proposta com modificações

“O critério básico para a avaliação do impacto de uma despesa pública deve ser a relação custo-benefício”, analisou Eduardo Bismarck. “No caso da proposta, pode-se interpretar esses estímulos como um verdadeiro investimento na expansão do mercado consumidor turístico”, continuou.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados inclui dispositivos na Lei Geral do Turismo. Atualmente, já podem participar do Sistema Nacional do Turismo os fóruns e os conselhos estaduais, os órgãos estaduais e as instâncias de governança macrorregionais, regionais e municipais.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Cláudia Lemos

Fonte: Agência Câmara de Notícias