Orzil News
Brasília, March 29, 2024 1:02 PM

Comissão da Mobilidade Urbana promove novo debate na terça

Publicado em: 21/06/2019 11:06 | Atualizado em: 21/06/2019 11:06

Comissão Especial da Mobilidade Urbana da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (25) sua segunda audiência pública. O colegiado analisa o projeto que define diretrizes para a execução da política metropolitana de mobilidade e cria o Sistema de Informações e Planejamento dos Transportes Metropolitanos (PL 4881/12).

Rovena Rosa/Agência Brasil
Transporte - metrô - São Paulo
A integração entre os diferentes modos de transporte é um dos temas de estudo da comissão

Em 2016, a proposta chegou a ser aprovada pela Comissão de Viação e Transportes. Mas em março deste ano, a Mesa Diretora da Câmara determinou a criação de uma comissão especial para analisar o texto.

O debate foi proposto pelo relator, deputado Vinicius Poit (Novo-SP), e pelos deputados Sergio Vidigal (PDT-ES)  e Enéias Reis (PSL-MG).

Sérgio Vidigal afirma que o crescimento desordenado das cidades, o aumento do uso do automóvel e a falta de políticas públicas afetam gravemente a mobilidade nas cidades e a qualidade de vida da população. “As políticas veem reforçando o estímulo ao transporte individual em detrimento do transporte coletivo”, critica o parlamentar.

Enéias Reis afirma que o objetivo da comissão é discutir a integração entre os diferentes modos de transporte, a melhoria da acessibilidade, e a mobilidade de pessoas e cargas no território urbano.

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, o diretor do departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério de Desenvolvimento Regional, Ricardo Caiado de Alvarenga; e o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy.

Confira a lista completa de convidados

A comissão reúne-se a partir das 14h30, em plenário a definir.

O colegiado é presidido pelo deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ). Schiavinato (PP-PR) é o 1º vice-presidente; Daniel Silveira (PSL-RJ), 2º vice-presidente; e Juninho do Pneu (DEM-RJ), 3° vice-presidente.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Da Redação – ND
[show_course id=”834,835″]