Grupo Orzil -
16 anos de história e transformação
+ de 1.000 cursos realizados
+ de 20.000 alunos capacitados
+ de 3.000 instituições clientes

Orzil nas redes

Comissão vai ouvir governadores que representam consórcios regionais

Publicado em: 25/06/2020 - 08:47

Início » .LEGISLATIVO » CONSÓRCIOS PÚBLICOS » COVID_19 » Notícias » Comissão vai ouvir governadores que representam consórcios regionais

A comissão mista que acompanha as ações do governo federal no enfrentamento à Covid-19 vai ouvir hoje os governadores representantes dos consórcios regionais.

Foram convidados para a audiência remota os governadores do Amapá, Waldez Góes (Consórcio Interestadual da Amazônia Brasileira); da Bahia, Rui Costa (Consórcio do Nordeste); de Mato Grosso, Mauro Mendes (Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central) e do Espírito Santo, Renato Casagrande (Consórcio de Integração Sul e Sudeste).

Andréa Rêgo Barros/Prefeitura de Recife
Saúde - coronavírus - Covid-19 pandemia respiradores ventiladores artificiais insumos equipamentos infraestrutura UTIs pacientes licitações (chegada de respiradores a hospitais de campanha de Recife-PE)
Governos estaduais e municipais estabeleceram consórcios para enfrentarem dificuldades financeiras

Os governadores devem apresentar um panorama geral dos impactos da pandemia nas suas regiões, os efeitos das medidas adotadas e as dificuldades encontradas por estados e municípios no enfrentamento da crise sanitária. Os governadores devem expor também as estratégias, no âmbito de cada consórcio, já adotadas ou que ainda serão executadas para o período de flexibilização das regras de isolamento social.

Consórcios regionais
Os consórcios regionais começaram a ser criados a partir de 2015 com o objetivo de enfrentar as dificuldades financeiras do período, quando a maioria dos estados enfrentava situação de calamidade fiscal. Os grupos têm mais poder de negociação junto ao governo federal, pleiteiam redução de preços de fornecedores e se mobilizam para melhor gerir temas de interesse comum — como infraestrutura e logística. Durante a crise causada pelo novo coronavírus, a atuação dos estados por meio dos consórcios tem buscado soluções conjuntas para minimizar os impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia.

Reunião
A audiência remota será realizada às 10h e será transmitida de forma interativa.

Da Redação – AC
(Com informações da Agência Senado)

Fonte: Agência Câmara de Notícias