Orzil News
Brasília, April 19, 2024 9:35 AM

Comitiva do Programa Calha Norte visita organizações militares fronteiriças

Publicado em: 05/10/2021 21:10

Oiapoque (AP), 02/10/2021 – “Selva! Aqui começa o Brasil!”. Esse é o grito de guerra no Primeiro Pelotão Especial de Fronteira (1° PEF), em Tiriós, no Pará, e na Companhia Especial de Fronteira (CEF) de Oiapoque, no Amapá. Essas organizações militares fazem fronteira com o Suriname e a Guiana Francesa, respectivamente.

Foto Oiapoque.jpg

A comitiva do Programa Calha Norte (PCN) liderada pelo Diretor do PCN, General de Divisão Ubiratan Poty, visitou os locais nesta quinta-feira (30). “O Calha Norte se faz presente estruturando as Organizações Militares das Forças Armadas da Faixa de Fronteira na vertente soberania. Realizamos, no PEF Tiriós, obras como a da enfermaria e a instalação de energia solar, essenciais para os militares que servem aqui”, explicou o General Poty.

O Pelotão de Fronteira de Tiriós localiza-se em meio à floresta Amazônica, sendo o acesso possível apenas por aeronave e embarcação. Este nome deve-se à etnia indígena que habita nos arredores da base militar. No Oiapoque, a Companhia Especial de Fronteira é a presença do Estado em um dos pontos mais altos do Brasil, realizando ações como patrulha e vigilância para defesa do território nacional.

Abnegação, desprendimento e coragem são as características dos militares que atuam nas fronteiras, devido à elevada distância dos grandes centros e às dificuldades de comunicação. “É um desafio, mas, também, uma satisfação defender o País. Além do nosso trabalho, damos apoio às comunidades indígenas dos arredores”, disse o Comandante do PEF Tiriós, Tenente Welder Ferreira.

WhatsApp Image 2021-10-02 at 07.46.43.jpeg

Prestação de contas

Durante esta semana, entre 27 a 30 de setembro, mais de 20 engenheiros do PCN estiveram no Amapá, para inspeção de 44 obras executadas pelo Programa com recursos de emendas parlamentares. Foram vistoriados empreendimentos concluídos, em dez municípios amapaenses.

Ciclo de Palestras

O desenvolvimento nacional por meio da engenharia é um dos focos do Programa Calha Norte. Na oportunidade, para receberem orientações da equipe do DPCN que ministrou palestras para a melhoria dos processos, na terça-feira e quarta-feira, (30), se fizeram presentes 14 Municípios, do total de 16 no Estado, por intermédio de mais de 90 profissionais, entre engenheiros e técnicos do estado que acompanham construções conveniadas ao PCN. O evento foi realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Macapá.

palestra.jpg

Por Mariana Alvarenga

Saiba mais:
Programa Calha Norte inspeciona reforma do Mercado Central de Macapá

No Amapá, Programa Calha Norte inspeciona obras em convênio com prefeituras e governo

Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071