Orzil News
Brasília, April 25, 2024 5:10 AM

Comitiva ministerial visita Fiocruz e acompanha suas diversas áreas de atuação

Publicado em: 20/01/2021 21:01
Ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, acompanhado da comitiva ministerial, fez visita à Fiocruz, em Manguinhos (RJ).
Comitiva ministerial visita Fiocruz e acompanha suas diversas áreas de atuação

Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Walter Souza Braga Netto, durante visita à Fiocruz – Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

O Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Walter Souza Braga Netto, esteve em visita à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, para acompanhar e conhecer a Fundação e suas diversas áreas de atuação, especialmente nos campos de produção de vacinas e medicamentos e na área da pesquisa clínica. Na oportunidade, Braga Netto pôde avaliar a capacidade da Fiocruz em oferecer respostas aos problemas de saúde pública.

A comitiva ministerial, integrada pelo secretário-executivo da Casa Civil, Sérgio Pereira, e pelo subchefe de Articulação e Monitoramento, Heitor Freire de Abreu, acompanhou toda a visita e colheu importante experiência para a condução das atividades do Centro de Governo durante a atual fase de enfrentamento da Covid-19, particularmente, considerando a atual fase de início da vacinação da população brasileira contra a Covid-19. Os visitantes foram acolhidos e acompanhados pela Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade e seus vice-presidentes setoriais.

Agenda

No primeiro dia, a comitiva visitou os laboratórios de Sorologia e de Biologia Molecular, que contribuem para aumentar a capacidade de realização de exames diagnósticos moleculares para o Sars-CoV-2 e do processamento de exames em tempo reduzido. Em seguida, dirigiu-se à Unidade de Apoio ao Diagnóstico de Covid-19; ao Centro Tecnológico de Vacinas (CTV) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), onde foi possível avaliar o processo completo de produção de vacinas para o SUS. A última etapa da visita ao campus de Manguinhos ocorreu no Centro Hospitalar Covid-19 do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).

No segundo dia, foram visitados o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), em Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde pôde-se conhecer as instalações fabris e as atividades desenvolvidas pelo Instituto, que atua como parceiro estratégico do Ministério da Saúde na produção de medicamentos essenciais para abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, seguiu-se ao Controle da Qualidade e aos laboratórios de Tecnologia Farmacêutica (LTF) e de Estudos do Estado Sólido (LEES), além da área de produção. Também foram visitados o Complexo Tecnológico de Medicamentos; o Centro de Tecnologia Ambiental; a Central de Reciclagem; a Estação de Tratamento de Efluentes; além da flexografia, unidade responsável pela confecção de embalagens primárias (blisters e envelopes), rótulos e bulas.

No último dia de visita, foram apresentados o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Flamengo. Ao final, os representantes da Casa Civil visitaram as instalações da Unidade de Pacientes Internados (UPI) Pediátrica, da Unidade de Pacientes Graves (UPG), da Área de Atenção à Saúde da Gestante, da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI Neonatal) e do Centro de Imagem.

A visita foi importante no sentido em que se pôde obter o perfeito conhecimento da Fiocruz, suas capacidades, possibilidades, necessidades e limitações, além de permitir ao Poder Executivo a possibilidade de estreitar canais de comunicação com a Fundação durante a fase que se aproxima de produção nacional de vacinas contra a Covid-19.

Casa Civil