Orzil News
Brasília, April 23, 2024 11:48 PM

Compras de insumos relacionados à Covid-19 podem ser acompanhadas pelo Localiza SUS

Publicado em: 09/09/2020 21:09 | Atualizado em: 09/09/2020 21:09
Plataforma traz informações sobre todas as contratações realizadas para fortalecer estados e municípios no enfrentamento ao novo coronavírus

Compras de insumos

O Ministério da Saúde tem trabalhado para disponibilizar o maior número de dados possíveis – Foto: Localiza SUS

OMinistério da Saúde disponibilizou na plataforma Localiza SUS , no Painel de Compras, os dados das compras de insumos para apoiar os estados e municípios no combate à Covid-19. O objetivo da ferramenta é dar ainda mais transparência sobre o cenário atual da doença no Brasil, além de auxiliar no planejamento das ações de proteção e assistência à população.

Estão reunidos dados de pregões, dispensas e enexigibilidades de licitação cadastradas no Comprasnet, bem como contratações realizadas com base em outras hipóteses legais, mas que estejam relacionadas ao enfrentamento da pandemia. Os dados são abertos, o que significa que qualquer pessoa pode fazer download e utilizá-los para análises e avaliações de cenários. As informações são atualizadas diariamente.

O Painel de Compras é interativo, facilitando o acesso a dados de compras por estado, com detalhamento das aquisições por item e por fornecedor e ainda detalhamento por contrato e nota de empenho. Assim, qualquer pessoa pode acompanhar os dados pela plataforma, que pode ser acessada também pelo celular.

A plataforma traz ainda informações sobre como doar, a quem doar, além do Boletim de monitoramento da destinação das doações e Relatório de doações Covid-19.

Localiza SUS

A plataforma Localiza SUS reúne ainda mais 12 painéis eletrônicos com informações estratégicas e analíticas sobre o novo coronavírus, contendo o perfil de casos da doença por município, recursos distribuídos aos estados, habilitação de leitos, envio de testes, medicamentos, respiradores, e contratação de profissionais.

Com informações do Ministério da Saúde