Orzil News
Brasília, April 19, 2024 9:37 AM

Comunicado Plataforma +Brasil nº 27/2022 - Análise de prestações de contas do passivo de convênios e instrumentos congêneres

Publicado em: 30/07/2022 09:07 | Atualizado em: 30/07/2022 09:07

PORTARIA INTERMINISTERIAL ME/CGU Nº 5.548, DE 24 DE JUNHO DE 2022 – ANÁLISE INFORMATIZADA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PASSIVO DE INSTRUMENTOS DE TRANSFERÊNCIA OPERACIONALIZADOS FORA DA PLATAFORMA +BRASIL

AOS CONCEDENTES

1)                  Aspectos Gerais da Portaria Interministerial 

No dia 24 de junho de 2022, foi publicada a Portaria Interministerial ME/CGU Nº 5.548, de 24 de junho de 2022, dos Ministérios da Economia e da Controladoria-Geral da União (CGU),  que estabeleceu regras, diretrizes e parâmetros, com base em metodologia de avaliação de riscos, para aplicação do procedimento informatizado de análise de prestações de contas do passivo de convênios e instrumentos congêneres, cadastrados no módulo de Convênios do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, que foram operacionalizados fora da Plataforma +Brasil. 

A metodologia de análise informatizada das prestações de contas do passivo de convênios e instrumentos congêneres, cadastrados no SIAFI, que foram operacionalizados fora da Plataforma +Brasil visa o seguinte: 

  1. redução do passivo de prestações de contas; 
  1. racionalização dos custos de análise das prestações de contas; e 
  1. maximização da utilização dos recursos humanos dos órgãos e entidades concedentes. 

Destaca-se que a análise informatizada das prestações de contas tem como pilar principal a utilização de um modelo preditivo supervisionado, com base nas características de cada convênio ou instrumento congênere, sendo possível prever, com elevado índice de certeza, o resultado dessa análise de prestação de contas (quanto a aprovação ou rejeição), caso fosse realizada de forma detalhada. 

2)                  Das Condições para Aplicação do Procedimento Informatizado de Análise das Prestações de Contas 

a) Definição do limite de de tolerância ao risco para operacionalização da análise informatizada das prestações de contas dos instrumentos operacionalizados fora da Plataforma +Brasil. 

Para a definição do limite de tolerância ao risco, os órgãos e entidades concedentes deverão ponderar sobre as implicações do número de instrumentos analisados, no que tange: 

  1. à redução do custo em relação à análise detalhada; 
  1. ao custo de oportunidade relacionado à mão-de-obra empregada na análise detalhada; 
  1. à taxa de rejeição do histórico dos instrumentos com prestação de contas analisadas, a probabilidade e o impacto de falsos positivos na análise informatizada; e 
  1. a outros elementos disponíveis. 

O limite de tolerância ao risco deverá ser inferior a 0,7, ou seja, o limite de tolerância ao risco máximo permitido é 0,6999. 

Para definir seu limite de tolerância ao risco, o órgão ou entidade concedente precisa ponderar o impacto potencial versus o benefício de utilização do modelo preditivo. 

Para auxiliar os órgãos e entidades concedentes na definição do limite de tolerância ao risco para aplicação do modelo, como sugestão, foi desenvolvida uma metodologia de cálculo do limite de tolerância ao risco. Para aplicar essa metodologia,  de uso facultativohá uma planilha específica para cada órgão ou entidade, com variáveis a serem preenchidas pelos concedentes. 

O número de instrumentos habilitados à análise informatizada dependerá do limite de tolerância ao risco definido por cada concedente. Quanto maior o limite de tolerância ao risco, maior será o número de instrumentos aptos à aprovação da prestação de contas pelo procedimento de análise informatizada.  

b) Publicação de ato formal do Dirigente Máximo do órgão ou entidade concedente com a definição dos limites de tolerância para operacionalização da análise informatizada das prestações de contas dos instrumentos operacionalizados fora da Plataforma +Brasil. 

Em atenção ao disposto no art. 8º da PI ME/CGU Nº 5.548, de 2022, a publicação do ato estabelecendo o limite de tolerância ao risco para utilização da análise informatizada do passivo de prestação de contas de instrumentos operacionalizados fora da Plataforma +Brasil é obrigatória para os órgãos e entidades que tenham a partir de cinquenta instrumentos na relação de que trata o art. 6º da PI Para atender ao disposto no art. 8º da PI ME/CGU Nº 5.548, de 2022, ato formal do dirigente máximo do órgão ou entidade concedente deverá ser publicado até o dia 29 de outubro de 2022 

Concedentes que devem, obrigatoriamente, publicar seu ato com limite de tolerância ao risco para fins da PI 5548/2022, até 29/10/2022:

Concedente Quantidade de instrumentos na relação de que trata o art. 6º da PI
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 6557
Ministério do Desenvolvimento Regional – Unidades com vínculo direto 1220
Ministério da Cidadania – Unidades com vínculo direto 549
Fundo Nacional de Cultura 449
Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 323
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Unidades com vínculo direto 244
Fundo Nacional de Segurança Pública 221
Fundação Nacional de Saúde 164
Ministério do Turismo – Unidades com vínculo direto 136
Ministério do Trabalho – Unidades com vínculo direto 127
Financiadora de Estudos e Projetos 109
Agência Nacional do Cinema 104
Ministério da Justiça e Segurança Pública – Unidades com vínculo direto 80
Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos – Unidades com vínculo direto 59

Os órgãos que tenham menos de cinquenta instrumentos na relação de que trata o art. 6º da PI poderão utilizar a metodologia de análise informatizada da prestação de contas do passivo de instrumentos operacionalizados fora da Plataforma +Brasil, desde que publiquem o ato com a definição do seu limite de tolerância ao risco, para fins da PI nº 5.548, de 2022. As planilhas para auxílio no cálculo do limite de tolerância ao risco para os órgãos que podem, facultativamente, utilizar a metodologia, estão disponíveis aqui.

Observação: Os limites de tolerância ao risco definidos pelos órgãos e entidades concedentes para aplicação da Instrução Normativa nº 1, de 14 de fevereiro de 2019, e da Instrução Normativa Nº 5, de 6 de novembro de 2018, não podem ser utilizados para aplicação da metodologia de análise informatizada do passivo de prestação de contas de instrumentos operacionalizados fora da Plataforma +Brasil.  Para a PI ME/CGU Nº 5.548, de 2022, deverá ser publicado ato específico.   

3)                  Instrumentos elegíveis 

a) Relação dos instrumentos potencialmente elegíveis (incisos I a IV do art. 4º da PI ME/CGU Nº 5.548, de 2022)

Para aplicação do modelo de análise informatizada do passivo de instrumentos operacionalizados fora da Plataforma +Brasil, a Controladoria Geral da União elaborou a relação dos instrumentos  que atendem cumulativamente às condições estabelecidas pelos incisos de I a IV do art. 4º da PI ME/CGU Nº 5.548, de 2022.   

Clique aqui para acessar a relação de que trata o art. 6º da PI ME/CGU Nº 5.548, de 2022.  

b) Condições adicionais do instrumento a serem verificadas pelo órgão ou entidade concedente (incisos V e VI do art. 4º da PI ME/CGU Nº 5.548, de 2022) 

Para aplicação do modelo de análise informatizada do passivo de instrumentos operacionalizados fora da Plataforma +Brasil, os órgãos e entidades concedentes deverão avaliar se o instrumento:  

I – não está submetido à tomada de contas especial; e 

II – não é objeto de denúncia ou de representação formalmente apresentada ao órgão ou entidade concedente, até a conclusão pela improcedência dos fatos denunciados ou representados. 

c) Condições para aprovação da prestação de contas do instrumento pelo modelo de análise informatizada  

Serão aprovadas pelo procedimento informatizado as prestações de contas dos instrumentos que atendam às condições de que trata o art. 4º da PI ME/CGU Nº 5.548, de 2022, e que tenham nota de risco igual ou inferior ao limite de tolerância ao risco estabelecido no ato de que trata o art. 8º da mesma Portaria.  

4)                  Instrumentos inaptos à aprovação pelo modelo de análise informatizada 

Não são aptos à aprovação da prestação de contas pelo procedimento de análise informatizada de que trata a PI ME/CGU Nº 5.548. de 2022:  

I – instrumentos não contemplados na relação de que trata o art. 6º da PI ME/CGU Nº 5.548,  de 2022;  

II – instrumentos constantes da relação de que trata o art. 6º da PI ME/CGU Nº 5.548, de 2022, que:  

  1. a) estejamsubmetidos à tomada de contas especial; 
  2. b) sejamobjetode denúncia ou de representação formalmente apresentada ao órgão ou entidade concedente, até a conclusão pela improcedência dos fatos denunciados ou representados;  
  3. c) tenham nota de risco igual ou superior a 0,7; ou 
  4. d) tenham nota de risco igual ou superior ao limite de tolerância ao risco estabelecido pelo ato de que trata o art. 8º daPI ME/CGU Nº 5.548, de 2022. 

Os instrumentos inaptos devem ter suas prestações de contas analisadas de forma convencional.

5)                 Documentos de apoio:  

 

6) Operacionalização da análise informatizada:

A análise informatizada da prestação de contas do passivo será operacionalizada no Sistema Gestão de Passivos da Plataforma +Brasil. 

Para geração do relatório de aprovação das contas pelo procedimento informatizado, o concedente deverá:

–  publicar no Diário Oficial da União o ato de que trata o art. 8º da PI ME/CGU Nº 5.548, de 2022, estabelecendo seu limite de tolerância ao risco para fins desta PI;

–  cadastrar seu limite de tolerância ao risco no sistema, 

– declarar que o instrumento não esteja submetido a tomada de contas especial e não seja objeto de denúncia ou de representação formalmente apresentada ao órgão ou entidade concedente, até a conclusão pela improcedência dos fatos denunciados ou representados; e

– cotejar a nota de risco do instrumento com o limite de tolerância estabelecido pela autoridade máxima do concedente.

Manuais específicos do Sistema de Gestão de Passivos em breve serão divulgados.

Após a operacionalização da análise informatizada da prestação de contas do instrumento no Sistema de Gestão do Passivo, o concedente deverá registrar a respectiva aprovação no SIAFI.

Brasília, 27 de julho de 2022.  

fonte: Ministério da Economia                     Controladoria-Geral da União


 

É a Orzil contribuindo para melhor desempenho das organizações e para o desenvolvimento sócio-econômico do País. (Cursos Siconv desde 2008).

Treinamentos atualizados conforme a nova Lei de Licitações nº 14.133, de 1º de abril de 2021 e Decreto nº 10.726, de 23 de junho de 2021.

*Curso de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivo, criado e elaborado em 2008. +Recente Atualização: JULHO 2022.

Plataforma +BRASIL Completo
IMERSÃO de 5 dias / 40h
(celebração, execução, acompanhamento / fiscalização e prestação de contas)

15 a 19 de Agosto de 2022 (turma A) Últimas Vagas!
29 de Agosto a 02 de Setembro de 2022 (turma B) Últimas Vagas!
19 a 23 de Setembro de 2022
24 a 28 de Outubro de 2022
21 a 25 de Novembro de 2022
12 a 16 de Dezembro de 2022
————————–
 08h00 às 17h00
 Carga Horária: Imersão de 40 horas!
Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento: R$ 4.547,00)
Conteúdo Completo+

Curso Intensivo (5 dias de curso – 40 h/a). Ciclo completo de gestão das transferências voluntárias federais: celebração, execução, fiscalização e prestação de contas.

CURSOS ESPECIAIS: 
– A Nova Legislação de Convênios (Gestão de Convênios), 16 horas – 2 dias
– TED e a  Plataforma +Brasil, 16 horas – 2 dias
– Plataforma +Brasil Obras, 16 horas – 2 dias
– Emendas Parlamentares, 16 horas – 2 dias
– Captação de Recursos Federais, 16 horas – 2 dias
– Editais de Chamamento Público, 8 horas – 1 dia
– Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho, 16 horas – 2 dias
– Fiscalização e Acompanhamento de Convênios, 16 horas – 2 dias
– Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 24 horas – 3 dias
– Principais Falhas e Irregularidades nos Convênios Apontadas pelo TCU, 16 horas – 2 dias
– Como Responder Diligências e Notificações dos Órgãos de Controle (TCU e CGU), 16 horas – 2 dias
– Tomada de Contas Especial (TCE) e a Nova Portaria 1.531/2021, 16 horas – 2 dias

Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+


Termo de Execução Descentralizada – TED e Plataforma +Brasil

29 e 30 de agosto de 2022
27 e 28 de setembro de 2022
17 e 18 de outubro de 2022
30 de novembro e 01 de dezembro de 2022
08h00 às 17h00
Carga Horária de 16 horas

Presencial em Brasília – DF.(Valor de Investimento R$ 2.947,00) Conteúdo Completo+
Online 100% Ao Vivo.(Valor de Investimento R$ 1.947,00) Conteúdo Completo+

Correto entendimento, formalização, celebração, execução, acompanhamento e prestação de contas desse importante instrumento de formulação e execução de políticas públicas do Governo Federal. Inclui novo Decreto nº 10.426, de 16 de julho de 2020 e o novo módulo do TED na Plataforma +Brasil.


Plataforma +BRASIL Obras – Execução, Acompanhamento e Prestação de Contas

10 e 11 de agosto de 2022
10 e 11 de novembro de 2022
08h00 às 17h00
Carga Horária de 16 horas

Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento: R$ 2.947,00) Conteúdo Completo+
Online 100% Ao Vivo
(Valor de Investimento: R$ 1.947,00) Conteúdo Completo+


A Nova Legislação de Convênios (Gestão de Convênios)

04 e 05 de agosto de 2022
03 e 04 de outubro de 2022

05 e 06 de dezembro de 2022
08h00 às 17h00

Carga Horária de 16 horas

Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento: R$ 2.947,00) Conteúdo Completo+
Online 100% Ao Vivo
(Valor de Investimento: R$ 1.947,00) Conteúdo Completo+


Captação de Recursos Federais (Convênios; Contratos de Repasse; Termos de Fomento, Colaboração e de Parceria; e TED)

22 e 23 de agosto de 2022
18 e 19 de outubro de 2022
05 e 06 de dezembro de 2022
08h00 às 17h00

Carga Horária de 16 horas

Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento: R$ 2.947,00) Conteúdo Completo+
Online 100% Ao Vivo
(Valor de Investimento: R$ 1.947,00) Conteúdo Completo+


Emendas Parlamentares e a Nova PI 1965/2022

08 e 09 de agosto de 2022
22 e 23 de setembro de 2022
17 e 18 de outubro de 2022
17 e 18 de novembro de 2022

08h00 às 17h00

Carga Horária de 16 horas

Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento: R$ 2.947,00) Conteúdo Completo+
Online 100% Ao Vivo
(Valor de Investimento: R$ 1.947,00) Conteúdo Completo+


Elaboração e Análise de Projetos 

24 e 25 de agosto de 2022 
20 e 21 de outubro de 2022
07 e 08 de dezembro de 2022
08h00 às 17h00
Carga Horária de 16 horas
Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento: R$ 2.947,00) Conteúdo Completo+
Online 100% Ao Vivo
(Valor de Investimento: R$ 1.947,00) Conteúdo Completo+

Prestação de Contas de Convênios e a Nova PI ME/CGU Nº 5.546/2022 – Fundamentos, Execução e Análise

31 de agosto a 02 de setembro de 2022
26, 27 e 28 de outubro de 2022
19, 20 e 21 de dezembro de 2022

08h00 às 17h00
Carga Horária de 24 horas

Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento: R$ 2.947,00) Conteúdo Completo+


Fiscalização e Acompanhamento de Convênios

25 e 26 de agosto de 2022 
21 e 22 de novembro de 2022
08h00 às 17h00
Carga Horária de 16 horas
Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento: R$ 2.947,00) Conteúdo Completo+
Online 100% Ao Vivo
(Valor de Investimento: R$ 1.947,00) Conteúdo Completo+

A Nova Legislação de Tomada de Contas Especial (TCE)

15 e 16 de setembro de 2022
08h00 às 17h00
Carga Horária de 16 horas
Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento: R$ 2.947,00) Conteúdo Completo+
Online 100% Ao Vivo
(Valor de Investimento: R$ 1.947,00) Conteúdo Completo+

A Trilha do Conhecimento:


Apresentação dos Cursos:

Aula: Gerenciamento de Perfis na Plataforma +Brasil