Orzil News
Brasília, April 20, 2024 2:22 PM

Confira as atividades e oportunidades de 24 a 30 de março na Agenda Científica

Publicado em: 24/03/2018 09:03 | Atualizado em: 24/03/2018 10:03

Confira as atividades e oportunidades de 24 a 30 de março na Agenda Científica

23/03/2018 18h31

Foto: Ascom/MCTIC

Confira as atividades e oportunidades de 24 a 30 de março na Agenda Científica

A Agência Espacial Brasileira (AEB) está com inscrições abertas para professores em participar do programa Globe-Nasa em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). Serão realizados cinco workshops no primeiro semestre de 2018 em São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Paranaguá (PR), Natal (RN) e Brasília (DF). O Nasa-Globe é um programa de aprendizagem em benefício do meio ambiente, que promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos de todo o mundo na coleta de dados ambientais, estudos e descobertas científicas. Além disso, o programa busca despertar vocações em ciência, tecnologia, engenharia e matemática e integrar disciplinas do currículo escolar. Saiba mais.

Terças Tecnológicas do INT

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) promove a primeira edição do Terças Tecnológicas de 2018, com palestra da doutora em bioquímica Ayla Sant’Ana, do Laboratório de Biocatálise. Nesta terça-feira (27), ela vai falar sobre a semente de açaí como fonte para produtos de alto valor para as indústrias de cosméticos, alimentos e geração de energia em áreas remotas do Brasil. Os interessados podem se inscrever por meio do e-mail [email protected], com nome completo e a instituição em que atua. Saiba mais aqui.

Pesquisador mirim do Goeldi

Estão abertas até quinta-feira (29) as inscrições para o Clube do Pesquisador Mirim 2018 do Museu Paraense Emílio Goeldi. Podem participar do processo de seleção alunos de escolas públicas e privadas, do 4º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. No total, são 80 vagas distribuídas em quatro grupos: Biodiversidade Amazônica; Amazônia: histórias e memórias; Arte e Ciência no Museu e Saberes Amazônicos. Criado em 1997, o projeto tem o objetivo de estimular o interesse pela iniciação científica através de experiências teóricas e práticas. Acesse o edital e saiba mais.

Iniciação científica no Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) recebe até 2 de abril as inscrições para bolsas de iniciação científica, voltadas para estudantes de graduação matriculados entre o segundo e o penúltimo período em instituições públicas e privadas de Manaus (AM). Neste ano, as inscrições devem ser realizadas pelos próprios orientadores (pesquisadores do Inpa) via Internet. Cada orientador pode inscrever, no máximo, três estudantes. As áreas atendidas pela iniciação científica do Inpa são Ciências Exatas, da Terra e Engenharia; Ciências Biológicas; Ciências Agrárias; e Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Clique aqui para mais informações.

Supercomputadores

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) recebem propostas para uso dos supercomputadores Santos Dumont (SDumont) e Lobo Carneiro (LoboC), integrantes do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad). O prazo é até 12 de abril. Serão aceitos projetos nas categorias premium, standard e educacional. Saiba mais nesta página.

Sábados astronômicos no ON

No segundo sábado de cada mês, o Observatório Nacional promove o programa “Sábados Astronômicos”, com uma visita guiada à luneta de 46 cm de diâmetro, o maior telescópio refrator do Brasil, instalado no ON em 1922. Das 14 às 17h, os visitantes poderão bater papo com um astrônomo dentro da cúpula deste imponente telescópio, rico em histórias. A cada mês, um astrônomo apresentará a luneta e estará disponível para conversas sobre sua especialidade. O próximo “Sábado Astronômico” será em 14 de abril com a pesquisadora Daniela Lazzaro. Participe!

Para Mulheres na Ciência

Estão abertas até 20 de abril as inscrições para a 13ª edição do prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência, que tem como objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na ciência. Realizado desde 2006, o prêmio contempla sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática. Cada uma das ganhadoras recebe uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil para dar prosseguimento aos estudos. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 2011, residência estável no Brasil e desenvolva projetos de pesquisa em instituições nacionais. Para conhecer o regulamento completo e obter mais informações sobre o programa, acesse o site.

Introdução à astronomia

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) abriu inscrições para o Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica, que será realizado de 2 a 6 de julho em São José dos Campos (SP). As inscrições estão abertas até 13 de maio. Astronomia, sistema solar, estrelas, galáxias, cosmologia e ondas gravitacionais serão apresentados no curso, voltado para professores e estudantes universitários. Clique aqui para mais informações.

Inovação para cidades inteligentes

A Finep e a Fapesp lançaram uma chamada de propostas para apoiar o desenvolvimento, por pequenas empresas do estado de São Paulo, de produtos, processos e serviços inovadores, que resultem em soluções para cidades inteligentes, com foco em grandes metrópoles. O objetivo é selecionar atividades de pesquisa que usem tecnologias de informação e comunicação para melhorar a qualidade de vida, a eficiência de serviços e operações urbanas e a competitividade de grandes metrópoles. As inscrições podem ser feitas até 18 de maio. Clique aqui para mais informações.

Doutorado em ecologia e zoologia

O Museu Paraense Emílio Goeldi, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), abriu o período de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZool). São ofertadas 14 vagas nas áreas de ecologia e zoologia. A data limite para as submissão de inscrições é 30 de junho. Mais informações podem ser acessadas nesta página.

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Entendendo a Nova Legislação de Convênios

Completo com foco no Decreto nº 8.943 – 27.12.2016 e Portaria Interministerial nº 424 – 30.12.2016: celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial – TCE. Inclui a nova Portaria Interministerial nº 451 – 18.12.2017, publicada no DOU de 8 de janeiro de 2018. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.

05 e 06 de abril de 2018 / Brasília – DF

Informações Completas+