Orzil News
Brasília, April 25, 2024 10:33 AM

Confira os projetos aprovados do Ministério da Saúde em parceria com os hospitais de excelência

Publicado em: 27/08/2021 12:08 | Atualizado em: 27/08/2021 12:08
Reunião do Proadi-SUS ocorreu nessa quinta-feira e contou com a presença de representantes dos estados e municípios para melhoria do SUS

União, estados e municípios reuniram-se hoje aos hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para debater projetos que possam melhorar a qualificação profissional dos recursos humanos, desenvolver pesquisas e oferecer serviços de melhor qualidade ao cidadão. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (26/8), no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília, e contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Cruz.

Além do MS, o encontro contou com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que deliberam de forma tripartite.

Durante a reunião, vários projetos foram aprovados, voltados tanto para a Atenção primária quanto para a Atenção Especializada e pesquisa. Dentre as iniciativas aprovadas estão aquelas que visam a identificação precoce do transtorno do espectro autista em crianças; promoção da eficiência e redução de desperdício; redução da morbidade e custos em asma, dentre outros.

As ações aprovadas incluem, ainda, a atuação para inserção dos Hospitais de Pequeno Porte nas Redes de Atenção à Saúde (RAS); excelência operacional no SUS; e qualificação do programa de transplante de medula óssea.

Confira os projetos

– Qualificação de profissionais, cuidadores e serviços assistenciais para ampliação da identificação e intervenção precoce de crianças com sinais sugestivos de transtorno do espectro autista no Sistema Único de Saúde

Objetivo: Ampliar a capacidade de suspeição, detecção e identificação precoce de casos suspeitos de autismo antes dos 5 anos de idade na atenção primária em saúde (APS) do SUS e viabilizar oferta de tratamentos de intervenção precoce com embasamento científico para famílias de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) atendidas na APS e na rede especializada em saúde mental do SUS nas 5 regiões do país.

– Apoiar na melhoria dos processos das emergências hospitalares, promovendo eficiência, redução de desperdícios e superlotação

Objetivo: Desenvolver ações focadas na redução de desperdícios e ineficiências nas emergências hospitalares, visando a entrega de processos enxutos e com maior qualidade, agregando valor aos fluxos hospitalares através de conscientização da equipe e uso de suas competências internas.

– Estudo Cuidar: reduzindo morbidade e custos em asma no país

Objetivo: Desenvolver melhorias assistenciais em saúde pública no Brasil para diagnóstico e manejo precoce de asma na atenção primária, por meio da implementação de um programa de educação e capacitação de profissionais e agentes comunitários de saúde, baseado no PCDT de asma, de melhoria de qualidade assistencial com telemonitoramento, avaliando sua efetividade por meio de um estudo de intervenção em pacientes maiores de 6 anos de idade.

– Estimulação do sistema His-Purkinje versus estimulação biventricular em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva

Objetivo: Verificar se a estimulação His-Purkinje (técnica de estimulação considerada por muito tempo como o método mais fisiológico de estimulação) e se é superior em desfechos de custo-efetividade, desta forma fornecendo informações suficientes para a tomada de decisão quanto à incorporação da tecnologia como alternativa de tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva

– Atuação e inserção dos Hospitais de Pequeno Porte nas RAS

Objetivo: Colaborar para o aprimoramento da inserção dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) nas Redes de Atenção à Saúde, orientando sua qualificação técnica e gerencial em linha com desenvolvimento da governança macrorregional.

– Excelência Operacional no SUS

Objetivo: Reduzir os riscos à saúde de pacientes e profissionais de saúde em ao menos 45 unidades hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean Healthcare (instrumento de gestão que visa inovar os processos e operações das instituições de saúde).

– Qualificação do Programa de Transplante de Medula Óssea do SUS

Objetivo: Colaborar na qualificação do processo de realização do transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) no SUS.

fonte MS