Orzil News
Brasília, April 23, 2024 9:39 AM

Conheça o Painel de Recursos para Gestão de Riscos e de Desastres

  • #grupo-orzil
  • #tcu
  • #judiciario
Publicado em: 04/11/2022 14:11
Desenvolvido em três fases, o painel possui abas com informações sobre resposta a desastres, recuperação, prevenção, obras, além dos trabalhos desenvolvidos pelo TCU
Por Secom TCU

Conheça o Painel de Recursos para Gestão de Riscos e de Desastres. O espaço traz informações sobre a evolução da execução orçamentária e financeira das ações de defesa civil ao longo dos últimos anos e a distribuição dos recursos para estados e municípios atingidos por desastres.

Desenvolvido em três fases, o painel detalhou, no primeiro momento, os valores empenhados e transferidos da União para estados e municípios. Já na segunda etapa foram incorporados os principais trabalhos do TCU relacionados ao tema. Finalmente, no terceiro momento foram agregadas informações dos repasses da União vinculados às obras de prevenção de desastres.

NAVEGAÇÃO

Com navegabilidade intuitiva, a página inicial apresenta evolução da dotação orçamentária, dos recursos empenhados e valores pagos nos últimos 11 anos (2012-2022). O painel também apresenta os valores empregados nas ações de resposta, que são medidas de socorro e assistência às populações vitimadas por desastres.

É possível encontrar ainda dados a respeito das ações de recuperação, como são chamadas as que visam restabelecer a situação de normalidade, como a reconstrução de pontes e a infraestrutura danificada, por exemplo. A partir de mapa interativo do território brasileiro é possível também identificar os repasses para municípios e estados, detalhando-se as quantias empenhadas e transferidas.

Na aba sobre ações de prevenção, encontram-se as execuções de obras e empreendimentos de infraestrutura que buscam prevenir ou reduzir a ocorrência de eventos adversos. Por intermédio de filtros dinâmicos, é possível selecionar os instrumentos de transferência de recursos, com link para acesso a informações mais detalhadas no portal da transparência do Governo Federal.

O painel apresenta ainda relação de trabalhos do TCU, com acesso às fichas-sínteses das ações e decisões dos órgãos colegiados do TCU.

Clique e acesse o Painel de Recursos para Gestão de Riscos e de Desastres.

Ou acesse via Portal do TCU seguindo o seguinte caminho: Contas e Fiscalização >Fiscalização > Painel de Informações > Recursos para Gestão de Riscos e de Desastres

Fonte: Tribunal de Contas da União


Gestão de Riscos nas Contratações e a NLLC

17 e 18 de novembro de 2022

8h00 às 17h00
Carga Horária de 16 horas

Presencial em Brasília – DF Conteúdo Completo+
Online 100% Ao Vivo Conteúdo Completo+