Orzil News
Brasília, April 18, 2024 2:32 PM

Consórcio da BA define gestão compartilhada de oito equipamentos de infraestrutura

Publicado em: 24/04/2019 13:04 | Atualizado em: 24/04/2019 13:04

Entre as vantagens de integrar um consórcio público, está a possibilidade de adquirir e fazer a gestão conjunta de equipamentos caros e de uso específico. Nesta terça-feira, 23 de abril, prefeitos e secretários que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS) se reuniram para definir como será a logística do compartilhamento de oito máquinas de infraestrutura. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).

O consórcio recebeu do Governo do Estado, em março: uma motoniveladora; uma escavadeira hidráulica; um rolo compactador; duas pás carregadeiras de pneus; um trator de pneus; uma caçamba e um carro pipa. Segundo o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, os equipamentos vão atender as necessidades da população no que diz respeito aos serviços de infraestrutura dos entes consorciados. cursos especiais+

A aquisição das máquinas é uma conquista para a região. Segundo o presidente do consórcio e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o pleito estava em discussão desde 2013. “Com a criação dos consórcios públicos intermunicipais, o governo do Estado facilita o acesso dos Municípios de pequeno porte, de até 50 mil habitantes, aos serviços de infraestrutura”, argumentou.23042019 Consorcio Litoral Sul Amurc Alline Meira 2

Parceria

O CDS Litoral Sul é uma entidade consorciada de 13 Municípios, que possui convênios em parceria com o Estado da Bahia. Para tratar de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), é acionada a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e sobre regularização fundiária rural, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/CDA). Além disso, existem outros convênios e contratos em execução e a serem executados. Um exemplo que merece especial atenção é a busca de uma solução consorciada para coleta e destino de resíduos sólidos, objetivando a eliminação dos lixões.

O consórcio foi criado em 15 de maio de 2013 pelos gestores municipais do litoral sul da Bahia com o objetivo de potencializar a resolução dos problemas em comuns, com a captação e otimização dos recursos financeiros. Fazem parte do consórcio: Almadina; Barro Preto; Buerarema; Floresta Azul, Coaraci, Itapé, Ibicaraí, Itajuípe, Itapitanga, Itacaré; Maraú; Ubaitaba e Uruçuça.

Da Agência CNM de Notícias com Amurc – Foto: Alline Meira/Amurc

[show_course id=”844″]