Orzil News
Brasília, April 19, 2024 12:08 PM

Contratação de empresa especializada na prestação de contas

Publicado em: 22/09/2014 10:09 | Atualizado em: 13/09/2016 11:09
Tribunal de Contas do PR suspende licitação da prefeitura de Santa Helena
clique para ampliar O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) suspendeu nesta quinta-feira (18) uma licitação da Prefeitura de Santa Helena, no oeste do Paraná, para contratação de uma empresa especializada na prestação de contas de convênios. De acordo com o TCE o valor do contrato era de R$ 102 mil.


A decisão do TCE atende a uma representação do Ministério Público de Contas (MPC) que considerou a licitação uma forma de terceirização indevida de atividades que cabe a administração pública.


O MPC também afirmou que no quadro de servidores da prefeitura há profissionais que podem fazer o serviço e que atividade de prestar contas está prevista na atribuição dos cargos em orgãos públicos, conforme o TCE.


Foi apontado ainda pelo MPC a contratação, em 2009, de uma empresa de contabilidade para a prestação de serviços à prefeitura que tem como representante legal uma funcionária que ocupa o cargo de secretária de finanças e contadora na Câmara de Vereadores da cidade. Segundo o TCE, além da irregularidade na contratação, o acúmulo dos cargos também é considerado uma infração às regras da Constituição Federal.


O TCE determinou que sejam autuados o prefeito de Santa Helena Jucerlei Sotoriva, a funcionária da Câmara de Vereadores e o dono da empresa de contabilidade. Os envolvidos têm 15 dias, após serem notificados, para apresentar uma defesa. Em seguida o TCE vai julgar se há razões para anular ou não a licitação.


O G1 entrou em contato com a prefeitura de Santa Helena, mas até às 18h desta quinta-feira (18) não teve retorno. A funcionária da Câmara de Vereadores e o representante da empresa não foram localizados pela reportagem.

 

Fonte: G1

 

FALHAS E IRREGULARIDADES NOS CONVÊNIOS

Curso Técnico/Prático: exposição dos erros mais comuns na execução de políticas públicas, por meio de convênios e contratos de repasse, apontados pelos órgãos de controle (CGU e TCU) e pelos concedentes, com vistas ao correto entendimento dos pontos polêmicos e a mitigar riscos, assegurando, com isso, a boa e regular aplicação dos recursos públicos.
09 e 10 de outubro de 2014 / Brasília – DF (2ª Turma)
programação+