Orzil News
Brasília, March 29, 2024 3:11 PM

Contribuições do TCU para a Saúde são destaque em exposição interativa

  • #tcu
Publicado em: 27/01/2020 08:01
Aberta ao público desde o final do ano passado, a mostra convida os visitantes a se informar melhor e refletir sobre os rumos da Saúde, e a conhecer o trabalho do Tribunal para o aperfeiçoamento dessa área

É possível tratar de temas sérios de forma leve e divertida? A exposição “Percursos da Saúde no Brasil – a contribuição do TCU”, em cartaz no Museu Ministro Guido Mondin, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), é um bom exemplo de que é possível sim. Aberta ao público desde o final do ano passado e exposta de maneira lúdica e interativa, a mostra convida os visitantes a se informar melhor e refletir sobre os rumos da Saúde, e a conhecer o trabalho do Tribunal para o aperfeiçoamento dessa área tão sensível e importante para a sociedade.

Entre os destaques da mostra estão cartuns sobre personagens importantes para a história da Saúde no Brasil, como Izabel dos Santos (http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/acontece-na-epsjv/morre-izabel-dos-santos-referencia-na-educacao-profissional-em-saude) e Sérgio Arouca (https://portal.fiocruz.br/sergio-arouca), um caça-palavras para encontrar serviços disponíveis no SUS, uma exposição de fotos sobre o programa Mais Médicos (http://maismedicos.gov.br/conheca-programa) e depoimentos de auditores do TCU sobre como é trabalhar com Saúde.

A museóloga do Centro Cultural TCU, Amália Meneghetti, comenta que o objetivo é mostrar uma parte mais humana do Tribunal: “Queríamos que o servidor se visse aqui. O museu é institucional e a instituição é feita por pessoas”. Uma motivação para a realização do trabalho foi que a exposição contribuísse para que os visitantes pudessem olhar para o TCU de outra forma, “no sentido de que as pessoas parem de pensar no TCU como um lugar que só cobra e aponta o dedo para o erro e compreendam que ele é um braço de apoio indispensável à Administração Pública”, diz Amália.

Embora o foco seja a evolução da Saúde no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988, que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), a exposição faz referência a um evento anterior a esse período que foi marcante na história brasileira. “Um dos primeiros gatilhos para pensarmos a exposição sobre Saúde foi o fato de que o ano passado marcou os 115 anos da Revolta da Vacina (http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/revolta.html)”, observa a historiadora do Centro Cultural TCU, Tupá Guerra, em referência ao evento marcante ocorrido durante o período da República Velha. “Vacina é um tema muito em voga nesse momento, e o programa de vacinação é uma base do SUS na atenção primária”, acrescenta. A mostra disponibiliza aos visitantes um áudio com opiniões a favor e contra a vacinação, gravado a partir de publicações feitas por jornais em 1904.

Sem previsão de encerramento, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 19h. Ela reúne informações em oito núcleos temáticos: TCU; SUS; O SUS na sua vida; O TCU e a Saúde; Atenção Primária; Média e Alta Complexidade; Saúde Indígena; e O Futuro da Saúde.

Leia mais sobre a exposição: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/uniao/exposicao-destaca-contribuicoes-do-tcu-para-a-saude.htm

Percursos da Saúde no Brasil – A contribuição do TCU

Horário: 2ª feira a 6ª feira, das 9 às 19 horas

Local: Museu do TCU Ministro Guido Mondin/Centro Cultural TCU

Instituto Serzedello Corrêa – Setor de Clubes Sul (SCES), Trecho 3, Lote 3

Telefone para agendar visitas de grupos: (61) 3527-5221

Serviço:

Secom