Orzil News
Brasília, March 28, 2024 9:59 PM

Corrida no Parque da Cidade marca campanha de combate ao abuso e exploração sexual

Publicado em: 18/05/2019 10:05

Em alusão ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos participa neste sábado, às 16h, no Parque da Cidade, em Brasília, da Federal Kids. Uma corrida contra a pedofilia, organizada pela Polícia Federal, com o objetivo de alertar a sociedade sobre esses tipos de crime. A participação é gratuita. Não é necessário inscrição.

O apoio ao evento é parte das atividades da campanha “Maio Laranja”, lançada esta semana pela Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente (SNDCA), ligada ao Ministério, com o objetivo de envolver as famílias na prevenção e enfrentamento à pedofilia.

Dados do Disque 100, relativos aos quatro primeiros meses do ano, apontam que 90% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas.

Para a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia Andrade, o fato de os abusos envolverem pessoas da confiança dos menores preocupam. “O núcleo de confiança de dentro e fora de casa também aparece no relatório de denúncias do Disque 100. A cultura do abuso se espalha no Norte, Sudeste e Nordeste do País. A proposta é desenvolvermos metodologias para abordar e identificar quando algo está errado”, explica.

Disque 100 – Balanço Geral: 2011 a 1° semestre de 2019 – Violência sexual contra crianças e adolescentes

SERVIÇO

Evento: Federal Kids

Local: Parque Ana Lídia, Parque Sarah Kubitschek, em Brasília-DF

Horário: 16h

Informações e solicitações de entrevista: Wellington Macedo (88) 99611-1753

[show_course id=”812″]