Orzil News
Brasília, April 16, 2024 3:30 PM

Criança Feliz chega a 100% dos municípios de Marajó, região com alto índice de mães solteiras

Publicado em: 19/11/2021 13:11 | Atualizado em: 19/11/2021 14:11
Programa do Ministério da Cidadania voltado para o estímulo e desenvolvimento de meninos e meninas atua nos 16 municípios do arquipélago paraense
Carla e o filho Enzo. Foto: Matheus Bacelar/ Min. Cidadania
51673484734_02b2c6963b_h.jpg
Carla e o filho Enzo. Foto: Matheus Bacelar/ Min. Cidadania

Proteger, estimular e educar um bebê são desafios para todos os pais. Uma tarefa ainda mais desafiadora quando a gravidez vem na adolescência e a criação fica unicamente sob responsabilidade da mãe numa região de alto nível de vulnerabilidade social. Essa é a realidade da marajoara Carla Kelene Rodrigues Baia, de 19 anos, no município de Breves, no arquipélago do Marajó, no Pará. Ela cria sozinha Enzo Davi Rodrigues, de um ano.

Tudo o que ele faz que é novidade ele fica olhando para saber se a gente viu. A evolução é nítida. Nas brincadeiras, ele interage mais com a gente, está mais sociável com as pessoas”

Carla Kelene, mãe de Enzo Davi

Enzo Davi costuma ver um bebê introvertido, de pouca comunicação com os adultos e mobilidade limitada diante de brincadeiras. Um comportamento que mudou nos últimos meses. Enzo passou a ser estimulado em aspectos de linguagem, cognição, vínculos afetivos e socialização a partir do acompanhamento do Criança Feliz, programa executado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância.

Carla recebe semanalmente orientações e dicas. Ela abre a porta de casa para receber os conselhos da visitadora Luane de Jesus Cardoso. Em cada oportunidade, Luane atua com Enzo e ensina a Carla estímulos para trabalhar esse período de intensa plasticidade cerebral dos meninos e meninas.

“Quando comecei a visitar o Davi ele não prestava muita atenção, era mais na dele. Hoje ele sorri, brinca e interage quando a gente chama. Ele se desenvolveu bastante dos últimos meses para cá”, avalia Luane. “Tem atividade de criança de dois anos que ele já faz. Ele se tornou uma criança muito ativa”, avalia a visitadora.

Para a mãe, o acompanhamento significou a abertura de uma janela para novos conhecimentos e possibilidades. “Eu sou mãe de primeira viagem e não sei muita coisa. Aprendi com a Luane que tudo o que o Davi aprende a gente tem de ficar feliz, bater palmas, incentivar para ele fazer novamente. São coisas que eu não sabia”, destacou Carla, que vive com o filho na casa dos pais, ao lado de outros cinco irmãos.

Com o acompanhamento semanal, a mãe percebeu o desenvolvimento da criança no olhar, na comunicação e na socialização. “Tudo o que ele faz que é novidade ele fica olhando para saber se a gente viu. A evolução é nítida. Nas brincadeiras, ele interage mais com a gente, está mais sociável com as pessoas”, afirmou Carla.

Carla e o filho Enzo. Foto: Matheus Bacelar/ Min. Cidadania
Carla estimulando o filho Enzo a partir dos ensinamentos trazidos pelo Criança Feliz. Foto: Matheus Bacelar/Min. Cidadania

Sem custos locais

O Criança Feliz está nos 16 municípios do arquipélago de Marajó. O programa é 100% financiado pelo Governo Federal, que também realiza a gestão de acordo com a meta de atendimento estipulada de profissionais para as equipes de supervisão e visitação, com limite de 30 beneficiários por visitador. Não é exigida contrapartida financeira do município, ou seja, não há custos para a gestão local.

Luane acompanha a realidade de 28 famílias no município de Breves. A cidade é uma das pontas do conjunto de ilhas e fica a 220km de Belém. Às margens do rio Parauaú, o acesso é feito por barco ou aviões de pequeno porte. A região de cerca de 100 mil habitantes conta com 50% da população ribeirinha ou do meio rural e alto índice de população na condição de pobreza ou extrema pobreza.

O mais bacana do Criança Feliz é que ele leva o Governo Federal para dentro das casas de famílias vulneráveis. Não só carregando a perspectiva de intervenção para o desenvolvimento infantil, mas observando outras possíveis vulnerabilidades da família. Assim, a gente consegue articular outros potenciais atendimentos dentro da rede governamental”

Luciana Siqueira, secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania

Estímulos acessíveis

Durante as visitas, Carla descobriu que é possível estimular o filho com materiais simples, disponíveis em casa, sem necessidade de investimentos caros. “Aprendi a fazer chocalho com tampa de garrafa e com caixa de creme dental. Descobri que isso ajuda ao fazer barulho para ver para onde a criança olha ou presta atenção”, conta.

A visitadora conta que, na maioria dos lares que acompanha, o marido trabalha de moto-táxi ou não tem emprego fixo. Há, ainda, muitas famílias, como a de Carla, em que as mães criam os filhos sem a presença paterna.

Para Luane, o trabalho do Criança Feliz representa um suporte necessário para a adolescente durante essa fase importante da vida de Enzo Davi. “A Carla é mãe solteira. Ela não está trabalhando e só os pais dela ajudam de forma constante”, explicou Luane.

“A gente vê que é uma criança bem cuidada. Ela tem o cronograma certinho dele, desde o acordar até o dormir. Chega a ser emocionante. Falo porque existem mães com uma rotina muito desorganizada”, completou Luane.

Transformando a infância

O Criança Feliz é um dos principais programas de visitação domiciliar do mundo. Com cinco anos de atuação, atendeu mais de 1,2 milhão de famílias e ultrapassou as 54 milhões de visitas em todo o território nacional.

A primeira infância corresponde ao período da gestação até os seis anos e é considerada uma janela de oportunidade essencial, pela intensa capacidade dos meninos e meninas de absorverem estímulos nessa faixa etária.

“O mais bacana do Criança Feliz é que ele leva o Governo Federal para dentro das casas de famílias vulneráveis. Não só carregando a perspectiva de intervenção para o desenvolvimento infantil, mas observando outras possíveis vulnerabilidades da família. Assim, a gente consegue articular outros potenciais atendimentos dentro da rede governamental”, afirmou a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira.

Desde janeiro de 2019, o Governo Federal intensificou os investimentos no Criança Feliz. Houve aumento no repasse de recursos financeiros a estados e municípios, com investimento total de R$ 861 milhões entre 2019 e 2021. No período, mais de 230 mil gestantes e um milhão de crianças foram atendidas, com 42 milhões de visitas realizadas.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

Cursos de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivos, inéditos e sempre atualizados!

Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+


24 a 26 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), 24h 3 dias Últimas Vagas!

24 a 26 – Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI, 24h 3 dias Confirmado!

29 e 30 – Plataforma +BRASIL – Transferências Voluntárias de Obras e o novo Módulo Empresas, 16h 2dias. Confirmado!

29 e 30 – Termo de Execução Descentralizada – TED, 16h 2dias. Confirmado!

29 a 03/12 – Plataforma +BRASIL – Completo: Imersão de 40h, 5 dias Últimas Vagas!


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

01 a 03 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 24h 3 dias Confirmado!

02 e 03 – Entendendo a Legislação de Convênios, 12h 2 dias, Últimas Vagas!

02 e 03 – A Responsabilidade dos Agentes Públicos perante o TCU, 16h 2 dias

06 e 07 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, 16h 2 dias Últimas Vagas!

06 a 08 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), 24h 3 dias Últimas Vagas!

06 e 07 – Emendas Parlamentares, 16 horas 2 dias Confirmado!

06 a 10 Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

8 Editais de Chamamento Público, 8h 1 dia

09 e 10 Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho, 16h 2 dias Últimas Vagas!

13 e 14 Captação de Recursos Federais, 16h 2 dias Confirmado!

13 a 17 – Plataforma +BRASIL – Completo 40h, 5 dias Confirmado!

15 a 17 Panorama do Terceiro Setor e Administração Pública – Marcos Regulatórios de Parcerias, 24h, 3 dias

20 a 22 Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI, 24h 3 dias

20 a 22 – Elaboração de Termo de Referência/Projeto Básico – Nova Lei 14.133/2021, 12h 3 dias 


Cursos de autoria do Grupo Orzil e time de professores. Exclusivos, inéditos e sempre atualizados!


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

20 a 21 A Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), 16h 2 dias Confirmado!

24 a 28 Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias Confirmado!

27 e 28 – Entendendo a Legislação de Convênios, 16h 2 dias

 

 

 


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

01 a 02 Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico, 16h 2dias

03 e 04 Emendas Parlamentares, 16h 2 dias

10 a 11 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), 16h 2 dias

14 Editais de Chamamento Público, 8h 1 dia

15 e 16 Captação de Recursos Federais (Convênios; Contratos de Repasse; Termos de Fomento, Colaboração e de Parceria; e TED), 16h 2 dias

17 e 18 Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho, 16h 2 dias

21 Captação de Recursos para Parques Tecnológicos, 8h 1 dia

21 e 22 – Planilha de Custos, Formação e Pesquisa de Preços, conforme IN 05/2017 e a recente IN 65/2021, 16h 2dias

22 e 23 – Planejamento e Execução do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, 16h 2 dias

24 e 25 – O Pregão e a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), 16h 2dias

23 a 25 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 24h 3 dias

21 a 25 – Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

07 e 08 – Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico, 16h 2 dias

10 e 11 Contratação Direta: Dispensa e Inexigibilidade e a  Nova Lei nº 14.133/2021, 16h 2 dias

14 a 18
Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias

17 e 18 – Fundações de Apoio – Abordagem Jurídica do TCU, 16h 2 dias

24 e 25 – A Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), 16h 2 dias

28 a 30 – Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 24h 3 dias

28 a 30 Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CTI, 24h 3 dias


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

04 e 05 – Plataforma +BRASIL 1 Online Ao Vivo (Celebração do Convênio), 16h  2dias

06 e 07 – Plataforma +BRASIL 2 Online Ao Vivo (Execução e Prestação de Contas), 16h  2dias

04 e 05 – Fraudes em Licitações e Contratos Administrativos e a Nova Lei nº 14.133/2021, 16h  2dias

07 e 08 Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021), 16h 2 dias

11 e 12 – Fiscalização e Acompanhamento de Convênios, 16h 2 dias

18 a 20 Panorama do Terceiro Setor e Administração Pública – Marcos Regulatórios de Parcerias, 24h, 3 dias

26 e 27 Captação de Recursos Federais (Convênios; Contratos de Repasse; Termos de Fomento, Colaboração e de Parceria; e TED), 16h 2 dias

28 e 29 Elaboração e Análise de Projetos e Plano de Trabalho, 16h 2 dias 

25 a 29 Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias

25 e 26 – Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico, 16h 2 dias

28 e 29 – Tomada de Contas Especial – TCE, 16h 2 dias


Conteúdo e Inscrições Cursos Presenciais+   Conteúdo e Inscrições Cursos Online Ao Vivo+

03 e 04 – Processo de Apuração de Responsabilidade – PAR e Processo Administrativo Disciplinar – PAD, 16h 2dias

04 e 05 – Políticas Públicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, 16h 2dias

16 a 20 Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias

 

 

 


27 JUN a 01 JUL  Plataforma +BRASIL Completo: Imersão de 40h, 5 dias

 

 

 

 

 



Valores de Investimentos:
– Curso de 08 horas (1 dia): R$ 2.247,00 (Presencial) / R$ 1.247,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 12 horas (2 dias): R$ 2.547,00 (Presencial) / R$ 1.547,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 16 horas (2 dias): R$ 2.747,00 (Presencial) / R$ 1.747,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 24 horas (3 dias): R$ 3.247,00 (Presencial) / R$ 2.247,00 (Online Ao Vivo)
– Curso de 40 horas (5 dias): R$ 4.247,00 (Presencial)