Orzil News
Brasília, April 25, 2024 10:57 AM

Criança Feliz supera 42 milhões de visitas residenciais mesmo com limitações impostas pela pandemia

Publicado em: 24/03/2021 21:03 | Atualizado em: 24/03/2021 22:03
Com foco no atendimento semipresencial e remoto no último ano, programa do Ministério da Cidadania acompanha mães, pais e cuidadores no estímulo ao desenvolvimento das crianças

24032021_luciana.jpg

A secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira, explica que durante o último ano foi permitido o uso de WhatsApp, e-mail e videochamadas como ações complementares para as famílias com acesso a smartphone e internet. Foto: Francisco Medeiros/Min. Cidadania

Como em vários setores da economia e dos programas sociais, a pandemia do novo coronavírus exigiu do Criança Feliz uma série de adaptações para que as políticas de atenção à primeira infância continuassem sendo aplicadas de forma continuada e eficiente. A realidade do atendimento nas casas teve de ser ajustada para preservar a saúde das famílias e dos técnicos visitadores. O contato olho no olho, as conversas no sofá de casa, as orientações e dinâmicas com mães e responsáveis tiveram que ser modificadas.

É importante que as pessoas saibam que o programa não parou. Durante a pandemia foi produzido material de apoio para gestores e visitadores do Criança Feliz, com cards e apresentações instrutivas para não deixarem as famílias desatendidas”

Luciana Siqueira, secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania

Mesmo em meio às restrições impostas pela COVID-19, o Criança Feliz superou em 2020 a marca de mais de um milhão de crianças e gestantes acompanhadas, num total superior a 42 milhões de visitas residenciais com a missão de estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de crianças com idade de até seis anos.

“É importante que as pessoas saibam que o programa não parou. Durante a pandemia foi produzido material de apoio para gestores e visitadores do Criança Feliz, com cards e apresentações instrutivas para não deixarem as famílias desatendidas durante esse período. É importante frisar que é sempre necessário seguir a metodologia específica (observar, perguntar, escutar, elogiar, orientar), as diretrizes, os pilares e os objetivos do programa”, ressalta a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira.

Foi dentro do cenário de isolamento social que Jamile Marques de Sousa entrou para equipe de visitadores do programa em Águas Lindas de Goiás, no entorno do Distrito Federal. Para atender as famílias, nos últimos três meses ela fez diferentes cursos a distância, como Capacitação para guia de visita domiciliar remotos; Conhecendo a família e a comunidade e Promoção do Desenvolvimento Infantil.

“Fiz os cursos on-line, com vídeos explicativos sobre a importância das visitas, como fazer os encontros e como funciona o programa. Aprendi como a nossa ação influencia no desenvolvimento da criança e como isso tem impacto na vida delas”, explica a visitadora.

Segundo Jamile, como as pessoas estão passando mais tempo em casa, a orientação é fazer as atividades em espaços tranquilos. “A gente orienta, por exemplo, a fazer as atividades na sala com a televisão desligada, para a criança não se desconcentrar. Nas atividades em forma de brincadeira, as mães podem usar tampas de panela, vasilhas e caroços de feijão, por exemplo. São objetos simples, comuns em casa e que podem ser usados nas brincadeiras”, explica Jamile.

Jamile Marques entrou para a equipe de visitadores do Criança Feliz durante a pandemia. Foto: Arquivo pessoal.

Luciana Siqueira explica que durante o último ano foi permitido o uso de WhatsApp, e-mail e videochamadas como ações complementares para as famílias com acesso a smartphone e internet.  “Já para as famílias com telefone ou celular convencional foram utilizadas ligações telefônicas e mensagens de texto. Como há famílias sem acesso a ferramentas tecnológicas, a comunicação pode ser também por meio de correspondência física, com entrega via correio de cartas com orientações, atividades e materiais”, acrescenta Luciana Siqueira.

O Ministério da Cidadania investe na primeira infância para romper o ciclo de desinformação de pais e responsáveis e, ao mesmo tempo, garantir uma geração de crianças saudáveis, com potencial para aprendizagem, socialização e produtividade.

Cinco anos de Marco Legal

O Criança Feliz é um dos resultados concretos do Marco Legal da Primeira Infância. Para celebrar as conquistas e ações que atendem à primeira infância em âmbito nacional, o Ministério da Cidadania promove a cerimônia alusiva aos cinco anos do Marco Legal na próxima segunda-feira (29.03). Com presença de autoridades e especialistas, o evento será em Brasília, a partir das 14h, com transmissão ao vivo por meio do canal de YouTube do Ministério da Cidadania.

fonte Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania