Orzil News
Brasília, March 28, 2024 12:13 PM

Crise é oportunidade para todos os entes da Federação, diz ministro

  • #siconv
  • #tcu
  • #mrosc
  • #cgu
  • #ted
  • #tce
  • #projetos
  • #siafi
  • #cauc
  • #ministerios
  • #mma
  • #prefeitos
  • #cinema
  • #ti
  • #sismob
Publicado em: 30/08/2017 13:08 | Atualizado em: 31/08/2017 08:08

Crise é oportunidade para todos os entes da Federação, diz ministro em reunião com secretários de Cultura

29.8.2017 – 15:45

Ministro Sérgio Sá Leitão e participantes dos fóruns de secretários de Cultura (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
O déficit fiscal e a crise econômica pela qual o Brasil passa têm sido os vilões para muitos setores da economia. Com a área cultural, não é diferente. No entanto, para o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, essa é uma oportunidade para arrumar a casa, reduzir a burocracia e empreender. Esse recado foi dado, nesta terça-feira (29), a secretários estaduais e municipais de Cultura que participam, em Brasília, do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados.
Em discurso aos cerca de 50 participantes, Sá Leitão ressaltou que esta é a hora de insistir no discurso de que é preciso investir na economia da cultura para ajudar o país a sair da crise. “É um setor que concentra um percentual do PIB (Produto Interno Bruto) maior do que o farmacêutico e de o eletroeletrônico, por exemplo. Por isso, é tão importante trabalharmos juntos para fortalecer o setor”, acredita o ministro, que em diversas situações destacou que a forma mais eficiente de o governo federal promover o desenvolvimento do país é em parceria com os estados e municípios.
Sá Leitão informou que a importância de se investir na economia da cultura foi, inclusive, discutida na reunião do presidente Michel Temer com os ministros, realizada nesta segunda-feira (28), com “grande receptividade”.
O ministro aproveitou a oportunidade para apresentar aos secretários os cinco pilares nos quais o Ministério da Cultura vai investir nos próximos meses: otimizar a gestão interna; executar reformas, como as da Lei Rouanet e do modelo de gestão de museus e centros culturais, entre outros; realizar entregas de programas em execução, como os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e obras do PAC Cidades Históricas; construir um Plano de Diretrizes e Metas de longo prazo para a cultura brasileira; e fomentar a economia da cultura.
Quero Cultura
Durante o encontro, os participantes dos fóruns apresentaram ao ministro o documento Quero Cultura, que traz, entre outros assuntos, a importância do fortalecimento do setor cultural como política de Estado. “Este documento traz ideias que são convergentes às do Ministério”, destacou Sá Leitão. Entre os pontos principais da carta estão o fortalecimento do perfil técnico e a valorização do servidor do MinC, a renovação da Lei do Audiovisual e o fortalecimento do diálogo com a sociedade civil, entre outros.
O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados e presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, Vinícius Cavalcante Palmeira, destacou a importância de o ministro Sérgio Sá Leitão ter participado do evento. “A presença do ministro neste fórum é essencial, porque assim ele conversa com os ‘fazedores’ das políticas públicas locais de cultura, com quem se preocupa com o destino da cultura no nosso País”, afirmou Vinícius Cavalcante Palmeira.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Licitações e Contratos – Visão do TCU

Completo com foco no correto entendimento e nas principais regras da Lei nº 8.666/93, além de aspectos polêmicos e recentes alterações normativas. Inclui principais falhas e irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União. Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
21 e 22 de setembro de 2017 / Brasília – DF
licitacões-SET