CTAA divulga calendário de reuniões dos seus subcolegiados em 2020

O maior número de reuniões é resultado da nova configuração da CTAA, que trouxe uma série de benefícios para o órgão colegiado, responsável por deliberar sobre recursos referentes aos relatórios das avaliações externas in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e do Sistema de Avaliação das Escolas de Governo. Além disso, a comissão também julga recursos administrativos quanto à conduta de integrantes do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis) e do Sistema de Avaliação de Escolas de Governo.

“Como impacto dessa configuração, primeiramente, pode-se verificar a celeridade. Setenta e oito membros foram homologados para fazer parte da CTAA, podendo dar vazão a um maior número de processos julgados”, explica Moaci Carneiro, diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep e presidente do colegiado principal. Os subcolegiados tiveram sua composição determinada com referência à Classificação Internacional Normalizada da Educação (Cine Brasil), estabelecida para agrupar os cursos de graduação por semelhança de conteúdo temático. “Como os subcolegiados seguem a mesma lógica, viabilizamos um olhar mais específico para cada processo apreciado”, defende.

A expectativa da Daes com essa reformulação é acelerar, significativamente, a análise de processos no âmbito da CTAA, de tal maneira que se possa resolver boa parte da demanda lá existente. “Neste sentido, os subcolegiados por área estarão funcionando semanalmente, o que representa o encaminhamento de solução no âmbito de processos pendentes”, explica Carneiro.

Além da divisão em subcolegiados, a nova CTAA tem reuniões por videoconferência, determinação da Portaria n.º 195, de 30 de janeiro de 2020, que aprova o regimento interno da comissão. A normativa prevê a possibilidade de reunião presencial, excepcionalmente, caso se comprove inviável a reunião on-line. “O maior ganho para esta determinação seria a nível orçamentário, porque o Governo Federal poupa diárias e passagens, antes necessárias. Além disso, é mais fácil assegurar a disponibilidade para participação, em decorrência do menor tempo dispendido, considerando o deslocamento dos participantes para os encontros presenciais”, explica o diretor.

CTAA – A Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação é responsável pela análise dos recursos administrativos, previstos no processo de avaliação externa in loco, apresentados por instituições de educação superior e pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC). A CTAA é composta por um colegiado principal; cinco subcolegiados de áreas temáticas, conforme a Cine Brasil; um subcolegiado de Avaliação Institucional Externa e um subcolegiado de Avaliação de Conduta Ética, além de uma secretaria executiva.

Confira o calendário da CTAA

Saiba mais sobre a CTAA

Fonte: INEP


Confira os nossos próximos Cursos Especiais

Contratação Direta sem Licitação – Teoria e Jurisprudência do TCU (Lei nº 13.979/2020 e MP nº 961/2020)
Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online: com foco no correto entendimento e nas principais regras da Lei nº 8.666/93 no que se refere a contratação direta (dispensa e inexigibilidade), além de aspectos polêmicos e recentes alterações normativas (Lei nº 13.979/2020 e Medida Provisória 961/2020). Aborda principais falhas e irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União.
14 a 16 de setembro de 2020 (12h - 14h00 às 18h00)
Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CT&I
Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online. Curso Especial com foco no Decreto nº 9.283/2018, que regulamenta o novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, Lei nº 10.973/2004 (alterada pela Lei nº 13.243/2016): simplifica a celebração de convênios para a promoção da pesquisa pública; facilita a internacionalização de instituições científicas e tecnológicas; aumenta a interação dessas instituições com as empresas; e incentiva investimentos em pesquisa. Inclui informações jurídicas que serão utilizadas para formatação dos instrumentos previstos no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
14 a 17 de setembro de 2020 (16 horas - 08h00 às 12h00)


Confira os nossos próximos Cursos Especiais

Entendendo de Tributação e Notas Fiscais
Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online: ênfase nas normas de tributação e na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de Serviços e Mercadorias. Emissão de DANFE e regras do SPED, na nova concepção de documentação fiscal. Aprofunda conceitos, análises e aplicações de tributos e contribuições sociais e suas respectivas retenções (IR / PIS / COFINS / CSLL / ISS / INSS). Aborda recentes alterações na legislação referente à desoneração/reoneração da folha de pagamento e inova trazendo as regras da EFD-REINF.
28 a 30 de setembro de 2020 (12 horas - 14h00 às 18h00)
Ajustes firmados com Fundações de Apoio – Aspectos Jurídicos do TCU
Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online: inédito com fundamento na Lei nº 8.958. O relacionamento entre Instituições Federais de Ensino Superior - IFES e demais Instituições Científicas e Tecnológicas – ICTs com fundações de apoio segundo os entendimentos do Tribunal de Contas da União - TCU.
17 e 18 de setembro de 2020 (8 horas - 14h00 às 18h00)

Nossos Clientes
Portfólio de mais de 2.500 instituições clientes e mais de 9.000 alunos capacitados
Produtos Orzil
Kits distribuídos aos alunos: qualidade e produção exclusiva
Cursos Realizados
Veja as fotos dos cursos da Orzil
Nosso Livro
A Orzil produz e publica obras de formação e capacitação de profissionais de gestão de políticas públicas
Pendrive Orzil
Mais de 2.500 arquivos, distribuídos em 47 pastas, com material bibliográfico complementar
Cartão Fidelidade
Desde 2011, o Cartão Fidelidade para clientes especiais: clientes Orzil