Orzil News
Brasília, April 20, 2024 12:51 AM

Curso: Formação de Pregoeiro e o COMPRASNET

  • #nllc
  • #comprasnet
Publicado em: 19/04/2022 15:04 | Atualizado em: 19/04/2022 15:04

Formação de Pregoeiro e o COMPRASNET

19 e 20 de maio de 2022 – Confirmado!
26 e 27 de maio de 2022

8h00 às 17h00
Carga Horária de 16 horas

Presencial em Brasília – DF (Valor de Investimento: R$ 2.747,00) Conteúdo Completo+

Curso prático com foco na Nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC (Lei nº 14.133/2021) e na demonstração operacional do COMPRASNET.

Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet) é um sistema web destinado à realização de licitações, contratações e aquisições promovidas pelas instituições do governo federal. A tecnologia disponibiliza uma série de facilidades voltadas para o controle e execução dos processos de contratação, além de disponibilizar a legislação que regulamenta o processo de serviços gerais e de contratação com informações gerais que torna desburocratizada a participação em processos licitatórios.

O Comprasnet foi desenvolvido com objetivo de aprimorar a eficiência do governo frente aos seus fornecedores e cidadãos, a partir da utilização de alta tecnologia. O portal permite maior economia, facilidade e rapidez nos processos de aquisições e dispõe de informações gerenciais para o estudo de melhores preços de mercado com vistas a agilizar o processo das contratações.

Compras.gov.br é o primeiro sistema apto a fazer um processo de compra pela nova Lei de Licitações, por meio da dispensa eletrônica.

Até o momento, já foram realizados mais de 93 mil downloads do aplicativo pelos fornecedores do Compras.gov.br.

Cabe lembrar que na regulamentação da nova lei, a exemplo da legislação anterior, o governo federal tem imposto a estados e municípios, que, quando receberem recursos do governo federal por meio de convênios e contratos de repasse, utilizem os normativos federais. Nesse sentido, o art. 2º, § 1º, da Instrução Normativa Seges 65/2021.

Sendo assim, torna-se indispensável capacitar futuros pregoeiros bem como servidores que atuam na área de compras para que possam conduzir um pregão eletrônico de forma segura e eficiente, permitindo a eles cumprir com a determinação regulamentar e, assim, não comprometer a prestação de contas relativas às transferências voluntárias de verbas da União.

A propósito, em consonância com diversos acórdãos do Tribunal de Contas da União – TCU, a nova lei trata da necessidade de capacitação e atualização dos agentes envolvidos com sua aplicação.

A capacitação é indispensável para que o gestor possa agir com segurança!


Objetivos

Disponibilizar aos participantes conhecimento sobre as principais regras da nova Lei de Licitações (14.133/2021) com objetivo de formar Pregoeiro e Equipes de Apoio, por meio de casos concretos no entendimento do Tribunal de Contas da União – TCU e demonstração prática do Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet).

Capacitar profissionais para a boa e regular aplicação de recursos públicos, mediante o correto entendimento das súmulas, decisões e acórdãos do TCU e da responsabilidade do gestor perante o Tribunal.

De modo mais amplo, capacitar profissionais para a boa e regular aplicação de recursos públicos, mediante o correto entendimento das súmulas, decisões e acórdãos do TCU, assegurando maior eficiência e eficácia à Administração Pública.

Cursos Realizados (Fotos)+