Orzil News
Brasília, April 20, 2024 8:35 AM

Curso para identificar lavagem de dinheiro

Publicado em: 09/04/2018 15:04 | Atualizado em: 17/04/2018 13:04

Curso para identificar lavagem de dinheiro

Policiais Civis do Rio de Janeiro são capacitados para, em suas investigações, reconhecerem crimes que tentam ocultar e dar aparência lícita a procedimentos ilegais

Combate à corrupção

Brasília, 6/4/18 – Cerca de 180 agentes públicos do estado do Rio de Janeiro participaram do Curso de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) nesta semana. A capacitação foi coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com a Polícia Civil do Estado.

Além dos policiais civis, participaram da capacitação outros operadores do direito que atuam na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e corrupção no Estado, tais como membros do Ministério Público, Magistrados, Delegados de Polícia, Analistas do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Receita Federal do Brasil (RFB), Advogados da União, Defensores Públicos, entre outros.

“Capacitar os agentes públicos para atuar no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro tem se mostrado uma forma bastante eficiente de enfrentamento a esses crimes. É importante que os agentes públicos em suas investigações também procurem identificar e retirar dos criminosos os recursos financeiros que são movimentados por essas organizações”, comentou Luiz Roberto Ungaretti, diretor do DRCI.

O DRCI já realizou 170 edições presenciais do PNLD, capacitando mais de 17 mil agentes públicos em todo o país. Há também as edições a distância (EAD) do curso que já treinaram outros dois mil servidores. “O Estado brasileiro investe para que os agentes públicos estejam mais bem preparados para combater esses crimes, que tentam ocultar e dar aparência lícita a procedimentos ilegais”, disse Ungaretti.

A parceria com a Polícia Civil para a realização da capacitação está alinhada com a Ação 11/2018 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que se propõe a “Aperfeiçoar a atuação das Polícia Civis na investigação de crimes de lavagem de dinheiro”. Coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civis, em parceria com a SENASP, o objetivo da Ação é promover o avanço das Polícias Civis no enfrentamento à lavagem de dinheiro. Para tanto, a promoção de capacitação é uma das frentes que está sendo desenvolvida pelo Grupo de Trabalho.

Durante a realização do curso foram ministradas palestras de especialistas de várias instituições participantes da Enccla. A ação promove o intercâmbio de experiências, metodologias e conhecimentos entre os participantes e resulta em maior efetividade na prevenção e no combate aos crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção. Participaram como palestrantes o Ministério da Justiça, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Civil do Estado de Sâo Paulo, o Banco Central do Brasil, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, a Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

Resultado da Enccla 

Lançado em 2004, o PNLD foi um dos primeiros resultados alcançados pela Enccla. O curso foi objeto da meta 25 da Estratégia naquele ano, que tinha como objetivo traçar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, disseminando a cultura de prevenção e de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Termo de Execução Descentralizada – TED

Correto entendimento, formalização, celebração, execução, acompanhamento e prestação de contas desse importante instrumento de formulação e execução descentralizada de políticas públicas do Governo Federal.

10 e 11 de maio de 2018 / Brasília – DF