Orzil News
Brasília, March 29, 2024 12:14 PM

Daniella Ribeiro vai comandar a Comissão Mista de Orçamento

  • #cmo
Publicado em: 16/03/2023 18:03

Da Agência Senado | 16/03/2023, 16h31

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) será a nova presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional — mais conhecida como Comissão Mista de Orçamento (CMO). O relator-geral do Orçamento será um deputado federal, já que esses cargos são ocupados alternadamente por representantes da Câmara e do Senado, em revezamento anual.

As informações sobre a indicação da senadora foram confirmadas nesta quinta-feira (16) por ela própria e pelo líder do governo Lula no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Daniella vai presidir a CMO no primeiro Orçamento a ser proposto pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu novo mandato.

— É um momento de diálogo, vamos ouvir todos. É uma construção extremamente importante, primeiro ano de governo — afirmou ela.

A senadora disse que a CMO deve recomeçar os trabalhos no início de abril, e que, até lá, ela vai discutir com o governo a definição das prioridades da comissão. Serão ouvidos por ela o líder do governo, Randolfe Rodrigues, e a ministra do Planejamento, a ex-senadora Simone Tebet.

LDO

Randolfe lembrou que o governo federal tem de enviar ao Congresso, até 15 de abril, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

— Nosso primeiro serviço é uma LDO que ancore e receba o novo arcabouço fiscal, que deve ser apresentado nos próximos dias — disse o líder.

A CMO é uma das comissões mais relevantes do Congresso Nacional, pois trata do Orçamento anual do governo federal. Ela é responsável por dar parecer e votar matérias referentes ao ciclo orçamentário: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A eleição da nova Mesa da CMO deve ocorrer até 28 de março, quando acaba o mandato da atual composição.

Fonte: Agência Senado