Orzil News
Brasília, April 19, 2024 10:04 AM

De analista a CFO: 11 cargos na área financeira com maior demanda em 2020

Publicado em: 07/02/2020 16:02 | Atualizado em: 07/02/2020 16:02

Com salários de 4 a 50 mil reais, confira os cargos da área de finanças que devem apresentar maior demanda em 2020, segundo levantamento exclusivo

São Paulo – Com a perspectiva de uma retomada econômica em 2020, os profissionais que atuam na área de finanças podem ganhar destaque nas empresas – e cair no radar dos recrutadores.

Segundo Alexandre Benedetti, diretor da operação São Paulo da Talenses, a área sempre tem relevância dentro das empresas, independentemente do cenário econômico. No entanto, ele observa que 2019 terminou com uma aceleração nas contratações que parece continuar em janeiro.

Algumas movimentações do mercado, no entanto, tem o potencial para esquentar a demanda por certos profissionais. Para Benedetti, o grande destaque será para os especialistas em análise e concessão de crédito.

“A demanda será muito puxada pela questão do mercado imobiliário, a retomada da construção civil, novos modelos de crédito para pessoa física, o novo cenário das fintechs e de meios de pagamento”, comenta ele.

Assim como o gerente de crédito, outros 10 cargos foram apontados como tendências para 2020 por recrutadores consultados por EXAME. Confira o levantamento exclusivo feito com participação da Stato, Page Personnel, Michael Page, Revelo, Catho, Robert Half e Talenses:

Analista contábil

O que faz: profissional responsável pela classificação contábil, elaboração das conciliações das contas contábeis, análises de variações e ajustes, além da participação na elaboração das demonstrações financeiras e de resultado (reports).

Perfil: CRC ativo, domínio do Excel, conhecimento de normas contábeis internacionais e inglês avançado são credenciais necessárias para o profissional.

Por que está em alta: expectativa de reaquecimento da economia promove a entrada de investimento e empresas multinacionais, tornando-se necessário a contratação de profissionais de perfil contábil com proficiência na língua inglesa.

Salário: entre 7 mil a 9 mil reais

Estatístico

O que faz: atua na interpretação de dados quantitativos, prevendo tendências e probabilidades. A sua principal função é por meio de estudos, prever e antecipar fenômenos futuros, sejam eles naturais, econômicos ou sociais. Dentro do contexto empresarial, seu papel é bastante estratégico e possibilita a tomada de decisões mais assertiva ao sucesso e sustentabilidade dos negócios.

Perfil: Perfil analítico, interpretativo e com formação na área (Estatística) ou correlatas (Matemática e Finanças, por exemplo).

Por que está em alta: Ajuda a prever movimentações de mercado, tendências e melhores atuações, focando em ganhos que vão desde o conhecimento de perfil consumidor, até investimentos, riscos, aplicações e fluxo de caixa das empresas.

Salário: entre 4 mil a 7 mil reais

Especialista de planejamento financeiro

O que faz: conhecimentos em softwares de gestão empresarial. Realização do orçamento e acompanhamento do previsto versus realizado.

Perfil: inglês avançado em sua grande maioria para envio de relatórios ao exterior. Comunicativo e com visão holística da empresa.

Por que está em alta: estratégico por melhor entender como e onde o dinheiro da empresa pode ser aplicado e investido.

Salário: entre 9 mil a 12 mil reais

[show_course id=”876,877″]

[show_course id=”878,883″]