Orzil News
Brasília, April 23, 2024 10:49 AM

Decreto nº 10.609, de 26.1.2021 - Institui a Política Nacional de Modernização do Estado e o Fórum Nacional de Modernização do Estado.

Publicado em: 27/01/2021 08:01
Presidência da República
Secretaria-Geral
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 10.609, DE 26 DE JANEIRO DE 2021

Institui a Política Nacional de Modernização do Estado e o Fórum Nacional de Modernização do Estado.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso VI, alínea “a”, da Constituição,

DECRETA:

Art. 1º  Fica instituída a Política Nacional de Modernização do Estado – Moderniza Brasil, com a finalidade de direcionar os esforços governamentais para aumentar a eficiência e modernizar a administração pública, a prestação de serviços e o ambiente de negócios para melhor atender às necessidades dos cidadãos.

Art. 2º  A Política Nacional de Modernização do Estado tem por objetivos a integração, a articulação, o monitoramento e a avaliação de políticas, programas, ações e iniciativas de modernização do Poder Executivo federal.

Parágrafo único.  Para consecução dos objetivos de que trata o caput, poderão ser firmadas parcerias com os outros Poderes, os entes federativos, os organismos internacionais e a iniciativa privada.

Art. 3º  São princípios da Política Nacional de Modernização do Estado:

I – o foco nas necessidades dos cidadãos;

II – a simplificação normativa e administrativa;

III – a confiabilidade na relação Estado-cidadão;

IV – a inovação governamental;

V – a transparência na atuação do Estado;

VI – a efetividade na gestão pública;

VII – a competitividade dos setores público e privado; e

VIII – a perenidade das iniciativas de modernização.

Art. 4º  São diretrizes da Política Nacional de Modernização do Estado:

I – direcionar a atuação governamental para a entrega de resultados com foco nos cidadãos;

II – buscar o alinhamento institucional entre os atores envolvidos na política de modernização;

III – promover um Estado moderno e ágil, capaz de atuar, de forma tempestiva e assertiva, frente aos desafios contemporâneos e às situações emergenciais;

IV – viabilizar a simplificação de normativos, procedimentos, processos e estruturas administrativas;

V – assegurar a segurança jurídica necessária à inovação na gestão das políticas públicas e à dinamização do ambiente de negócios;

VI – aprimorar as capacidades dos servidores públicos e das instituições;

VII – ampliar o acesso e a qualidade dos serviços públicos; e

VIII – promover a transformação digital da gestão e dos serviços.

Art. 5º  A Política Nacional de Modernização do Estado será implementada com observância aos seguintes eixos temáticos:

I – ambiente de negócios próspero – ampliação da competitividade, do investimento e da produtividade, por meio da redução das barreiras ao empreendedorismo, da inovação e da simplificação do arcabouço regulatório;

II – capacidades do Estado moderno – aprimoramento do capital humano, da governança pública e da infraestrutura do Estado, para atuar de modo ágil e eficiente;

III – evolução dos serviços públicos – desburocratização e simplificação na prestação dos serviços públicos, com ampliação da efetividade na ação governamental, de modo a garantir o atendimento das necessidades da sociedade;

IV – cooperação e articulação entre agentes públicos e privados – articulação com entes públicos e privados para a transferência de conhecimento, o fortalecimento das iniciativas existentes e a construção colaborativa e integrada de soluções inovadoras nacionais e locais de modernização do Estado; e

V – governo e sociedade digital – transformação digital do País, com atenção à governança de dados, à internet das coisas, à digitalização da economia, à digitalização de serviços, à integração das bases e à estrutura de conectividade.

Art. 6º  São instrumentos da Política Nacional de Modernização do Estado, sem prejuízo de outros a serem constituídos, observados os seus princípios, diretrizes e eixos:

I – Plano Nacional de Modernização do Estado – Plano da Modernização; e

II – Selo Nacional de Modernização do Estado – Selo da Modernização.

  • 1º  O Plano da Modernização definirá os objetivos específicos, os indicadores, as ações e a forma de implementação da Política Nacional de Modernização do Estado e será atualizado a cada dois anos.
  • 2º  O Selo da Modernização terá o objetivo de identificar, certificar e incentivar as iniciativas de modernização.

Art. 7º  Fica instituído o Fórum Nacional de Modernização do Estado, órgão consultivo, responsável pelo apoio na articulação, implementação, monitoramento e avaliação da Política Nacional de Modernização do Estado.

Art. 8º  Ao Fórum Nacional de Modernização do Estado compete:

I – apoiar e incentivar a integração das ações e iniciativas adotadas pelo Poder Executivo federal, pelos outros Poderes, pelos entes federativos, pelos organismos internacionais e pela iniciativa privada que envolvam a temática de modernização do Estado;

II – propor a adoção de modelos e estratégias nacionais ou internacionais que envolvam a temática de modernização do Estado;

III – apoiar a elaboração do Plano da Modernização;

IV – aprovar a metodologia de concessão do Selo da Modernização às iniciativas que envolvam a temática de modernização do Estado implementadas pelo Poder Executivo federal, pelos outros Poderes, pelos entes federativos, pelos organismos internacionais e pela iniciativa privada, instituir outros incentivos às iniciativas de modernização e avaliar a composição da carteira de projetos com o Selo;

V – acompanhar e incorporar ao Plano da Modernização as ações que visem à modernização da prestação de serviços públicos e do ambiente de negócios, à desburocratização e à simplificação administrativas;

VI – propor e apoiar a elaboração de estudos sobre pessoal da administração pública federal em consonância com as iniciativas de racionalização da estrutura governamental, observadas as competências do Ministério da Economia; e

VII – promover a unificação, nos assuntos que envolvam a temática de modernização do Estado, a política de comunicação integrada e articulada dos órgãos referidos no art. 9º e os planos de comunicação existentes na administração pública federal, observadas as competências do Ministério das Comunicações.

Art. 9º  O Fórum Nacional de Modernização do Estado é composto:

I – pelo Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, que o presidirá; e

II – por representantes dos seguintes órgãos:

  1. a) Casa Civil da Presidência da República;
  2. b) Ministério da Economia;
  3. c) Ministério das Comunicações;
  4. d) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações;
  5. e) Controladoria-Geral da União;
  6. f) Secretaria de Governo da Presidência da República; e
  7. g) Advocacia-Geral da União.
  • 1º  Cada membro do Fórum Nacional de Modernização do Estado terá um suplente, que o substituirá em suas ausências e impedimentos.
  • 2º  O suplente do membro a que se refere o inciso I docaputserá o Secretário Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República.
  • 3º  Os titulares do Fórum Nacional de Modernização do Estado a que refere o inciso II docaputserão ocupantes de cargo de Natureza Especial e os suplentes serão ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança equivalente ou superior ao nível 6 do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores – DAS.
  • 4º  Os membros do Fórum Nacional de Modernização do Estado a que se refere o inciso II docapute os respectivos suplentes serão indicados pelos titulares dos órgãos que representam e designados em ato do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.
  • 5º  O Presidente do Fórum Nacional de Modernização do Estado poderá convidar especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, para participar de suas reuniões, sem direito a voto.

Art. 10.  O Fórum Nacional de Modernização do Estado se reunirá, em caráter ordinário, quadrimestralmente e, em caráter extraordinário, mediante convocação de seu Presidente.

  • 1º  O quórum de reunião do Fórum Nacional de Modernização do Estado é de maioria absoluta e o quórum de aprovação é de maioria simples.
  • 2º  Na hipótese de empate, além do voto ordinário, o Presidente do Fórum Nacional de Modernização do Estado terá o voto de qualidade.

Art. 11.  Ficam instituídas, no âmbito do Fórum Nacional de Modernização do Estado:

I – a Câmara Temática de Modernização do Ambiente de Negócios;

II – a Câmara Temática de Governo Digital; e

III – a Câmara Temática de Sociedade Digital.

  • 1º  As câmaras temáticas:

I – terão a finalidade de auxiliar o Fórum Nacional de Modernização do Estado na gestão da Política Nacional de Modernização do Estado; e

II – serão compostas por, no máximo, sete membros, representantes dos órgãos a que se refere o art. 9º.

  • 2º  Os membros das câmaras temáticas serão indicados pelos titulares dos órgãos que representam e designados em ato do Presidente do Fórum Nacional de Modernização do Estado, que definirá os Coordenadores.
  • 3º  Os Coordenadores das câmaras temáticas poderão convidar especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, para participar de suas reuniões, sem direito a voto.
  • 4º  Ato do Presidente do Fórum Nacional de Modernização do Estado disporá sobre o funcionamento das câmaras temáticas.

Art. 12.  O Fórum Nacional de Modernização do Estado poderá instituir grupos de trabalho com o objetivo de auxiliá-lo no cumprimento de suas atribuições.

Art. 13.  Os grupos de trabalho:

I – serão compostos na forma de ato do Presidente do Fórum Nacional de Modernização do Estado;

II – serão compostos por, no máximo, sete membros;

III – terão caráter temporário e duração não superior a um ano; e

IV – estarão limitados a, no máximo, cinco em operação simultânea.

Art. 14.  Os membros do Fórum Nacional de Modernização do Estado, das câmaras temáticas e dos grupos de trabalho que se encontrarem no Distrito Federal se reunirão presencialmente ou por videoconferência, nos termos do disposto no Decreto nº 10.416, de 7 de julho de 2020, e os membros que se encontrarem em outros entes federativos participarão da reunião por meio de videoconferência.

Art. 15.  A Secretaria-Executiva do Fórum Nacional de Modernização do Estado será exercida pela Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Parágrafo único.  Relatório com os resultados alcançados e o planejamento de atividades para o período subsequente será encaminhado em fevereiro de cada ano ao Presidente do Fórum Nacional de Modernização do Estado pela Secretaria-Executiva.

Art. 16.  A Secretaria-Executiva elaborará proposta de regimento interno, que será aprovado pelo Presidente do Fórum Nacional de Modernização do Estado.

Art. 17.  A participação no Fórum Nacional de Modernização do Estado, nas suas câmaras temáticas e nos grupos de trabalho será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

Art. 18.  Ficam revogados:

I – o Decreto nº 8.414, de 26 de fevereiro de 2015; e

II – o Decreto de 7 de março de 2017, que cria o Conselho Nacional para a Desburocratização – Brasil Eficiente e dá outras providências.

Art. 19.  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 26 de janeiro de 2021; 200º da Independência e 133º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Pedro Cesar Nunes Ferreira Marques de Sousa

Este texto não substitui o publicado no DOU de 27.1.2021.